Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 14,0 PL + 14,0 OT , Cód. 820728.
Docente(s)
- Sónia Carla Fidalgo Pais (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam identificar os vários departamentos operacionais, operações diárias e tendências de gestão dos empreendimentos turísticos, assim como o mercado e os vários canais de distribuição.
Programa
1. Conceitos e enquadramento
1.1 Legislação
1.2 O produto/fenómeno turístico
1.3 Organização dos serviços públicos do turismo
1.4 RNET
2. Gestão de alojamento
2.1 Gestão de front office
2.2 Gestão de back office
2.3 Gestão de reservas
2.4 Gestão de andares
2.5 Gestão de F&B
2.6 Indicadores e taxas
3. Ferramentas de gestão hoteleira
3.1 PMS - Property Management System
3.2 CRS - Reservation Central System
3.3 Channel Manager - gestor de canais
3.4 Revenue Management System
4. Recursos humanos na hotelaria
4.1 Principais diretrizes
4.2 Estrutura organizacional
4.3 Funções e perfis profissionais
4.4 Liderança e gestão
5. Marketing e vendas
5.1 Mercado
5.2 Segmentação
5.3 Cliente
5.4 Webmarketing
6. Novas abordagens em tempos de crise
6.1 Gestão de crises em hotelaria
6.2 Procura de mercados alternativos
6.3 Selos de qualidade - o exemplo Clean and Safe
Metodologia de avaliação
A avaliação de conhecimentos consistirá na realização de um trabalho, assim como de um teste final de avaliação individual que contribuirá para 70% do resultado final, sendo os outros 30% calculados com base na participação ativa na discussão lançada nas aulas e no trabalho académico desenvolvido ao longo do semestre.
Bibliografia
- Abranja, N. e Almeida, M. e Elias Almeida, A. e , . (2020). Gestão Hoteleira, o produto, o serviço e as técnicas. Lisboa: Lidel edições Lda
- Abranja, N. e Almeida, M. e Elias Almeida, A. (2019). Gestão do Alojamento, Receção e Housekeeping, . Lisboa: Lidel edições Lda
- Rodrigues, C. e , . e , . (2012). Introdução à gestão hoteleira. Lisboa: Lidel edições Lda
- Sousa, T. e Costa, R. e , . (2015). Gestão Comercial Hoteleira. Lisboa: Lidel edições Lda
Método de Ensino
As aulas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos do programa e na apresentação de casos práticos, assim como de ferramentas reais de gestão hoteleira.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/04/2022 (Ata nº 179)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)