Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820723.
Docente(s)
- Susana Isabel Caetano Domingos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Conhecimentos adquiridos em alemão I.
Objetivos
Os alunos deverão aperfeiçoar competências de comunicação geral em língua alemã. Do mesmo modo devem dominar um discurso específico das diversas áreas profissionais do
turismo, da hotelaria e da restauração.
Os alunos deverão dominar vocabulário relativo às várias temáticas estudadas; dominar a ortografia e pronúncia em língua estrangeira de modo a entabularem diálogos em situações
práticas e profissionais.
Pretende-se também contribuir trabalhar os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável:
1. Erradicar a pobreza
3. Boa saúde e bem estar
4. Educação de qualidade
5. Igualdade de género
Programa
1. Tipos de turismo: turismo de montanha, turismo cultural, turismo de praia, turismo de natureza,
turismo religioso, turismo de saúde e bem-estar, turismo de negócios.
2. Destinos turísticos: cidade, campo, praia.
3. Marketing turístico: promoção turística, informação turística, feiras de turismo.
4. Património e diversidade cultural: guia turístico, património material e imaterial.
5. Literatura, arte e património: turismo literário, turismo cinematográfico, turismo patrimonial.
6. Turismo e tendências de mercado: mercados turísticos, turismo ecológico e sustentável.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (para se enquadrarem na avaliação contínua, os alunos deverão participar em 70% das aulas)
- Participação ativa na sala de aula; realização de exercícios e fichas de trabalho, dramatizações: 40%
- Prova escrita: 60% (nota mínima: 10 valores)
Avaliação Periódica:
- Prova escrita: 75%(nota mínima: 8 valores)
- Prova oral: 25%
Exame final e Melhoria de nota:
- Prova escrita: 50% (nota mínima de 10 valores)
- Prova oral: 50%
Bibliografia
- Levy-Hillrich, D. (2017). Kommunication im Tourismus. (Vol. I). Munchen: Goethe-Institut
- Wertenschlag, L. e Scherling, T. e Rusch, P. e Muller, M. (2018). Optimal A1/A2. (Vol. I e II). Berlin: Langenscheidts
Método de Ensino
Aulas teórico práticas nas quais se desenvolverão as competências de compreensão dos discursos
e expressões escrito e oral, através da realização de simulações e análise de documentos de multimedia e outros.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 15/10/2021 (Ata nº 172)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)