Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7822/2020 - 07/08/2020
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 14,0 OT , Cód. 820717.
Docente(s)
- Alexandra Águeda de Figueiredo (2)
- Silvério Manuel Domingues Figueiredo (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Pretende-se que os alunos saibam reconhecer o património histórico-arqueológico, o seu enquadramento no território, e importância da sua salvaguarda, bem como e aplicar algumas das técnicas de captação de dados em arqueologia e como converter esses dados para fins turísticos. Pretende-se também que os alunos possam enquadrar o património histórico-arqueológico, no património, em geral.
Programa
1. Definição de arqueologia e história.
A) O que é a Arqueologia
B) Objeto de estudo arqueológico
C) A história enquanto ciência e o seu enquadramento na linha temporal da espécie humana
2.Desenvolvimento de estratégias de educação patrimonial arqueológica para a valorização do património e no reconhecimento e passagem da herança patrimonial no âmbito do turismo.
A) Comunicação digital com base em matéria sobre o Património histórico-arqueológico e sua relação com o território.
3.Na linha do tempo. Quadro crono-arqueológico português.
A) O tempo Geológico
B) O empo arqueológico
C) O tempo histórico
D) Cronoestratigrafia portuguesa
E) Breve descrição da Pré-História, a Proto-História e A História em Portugal
4.Património Paleontológico vs património arqueológico.
A) Definição do património paleontológico
B) Definição do património arqueológico
C) As diferenças entre estes dois tipos de património
5.Património Arqueológico e Histórico Português:
A) Património Pré-histórico Antigo;
B)Património Pré-histórico Recente;
C)Património Proto-Histórico;
D)Património de Influência Clássica;
E)Património Medieval;
F)Património Moderno e Contemporâneo.
G)Património Arqueológico Subaquático;
Metodologia de avaliação
Nos diferentes momentos de avaliação será considerado um trabalho sobre o património histórico-arqueológico a que corresponderá na avaliação contínua 80%, sendo os outros 20% para participações na sala de aula e trabalhos de discussão ou exercícios durante as aulas (folheto informativo turístico, roteiro temático, criação de um conteúdo digital informativo turístico arqueológico, entre outros). No Exame ou momentos de avaliação seguintes será considerado um trabalho prático de reconhecimento de sítio histórico-arqueológico, sua envolvência territorial e contexto cultural para tratamento com fins de divulgação ou disseminação turística - 100%
Bibliografia
- Bahn, P. (1997). Arqueologia. Uma breve introdução. (Vol. 1). Lisboa: Gradiva
- Figueiredo, S. (2014). Os Dinossáurios em Território Português. (Vol. 1). Lisboa: Chiado Editora
- Nuno, B. (2006). Manual de Arqueologia Pré-Histórica. (Vol. 1). Lisboa: Edições 70
- Tamanini, E. (1998). Museu, Arqueologia e o Público: um Olhar Necessário. Cultura Matéria e Arqueologia Histórica.. Campinas: Campinas
- A Carta Arqueológica. Instrumento indispensável para uma política de promoção do Património Cultural. Câmara Municipal,.(2005, 1 de janeiro). In SILVA, A. M. S. P. [Coord.] Cartas Arqueológicas: do inventário à salvaguarda e valorização do património. Actas das Jornadas realizadas em Arouca em 2004., pp. 87-94.
- Indústrias Culturais e Criativas em Portugal: Um Balanço Crítico de uma nova ´Agenda para as Políticas Públicas no Início do Milénio .(2018, 8 de outubro). In REVISTA Todas as Artes Porto, pp. 88-110.
Método de Ensino
Apresentação discursiva sobre exemplos de casos e conteúdos teóricos sobre os diferentes períodos cronológicos e o património histórico-arqueológico português, discussão de estratégias de aplicação e trabalhos de grupo no desenvolvimento de conteúdos
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 15/10/2021 (Ata nº 172)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)