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Ano Letivo: 2021/22

Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Projeto Integrado de Recursos Humanos

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016

6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964036.

Docente(s)
- Maria Alexandra Falcão Bento Baptista Vilhena de Carvalho (2)
- Ana Luísa Junça da Silva (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Domínio da língua inglesa.

Objetivos
OP1. Definir problemas de investigação.
OP2. Compreender as normas éticas e deontológicas em investigação.
OP3. Definir planos de pesquisa e saber operacionalizar variáveis.
OP4. Conduzir autonomamente todas as fases de pesquisa.
OP5. Analisar dados quantitativos e qualitativos.
OP6. Saber como divulgar os resultados.
ODS4. Educação de qualidade.

Programa
CP1. Definição e conceptualização de um problema de investigação: CP1.1. Identificação e definição de problema de pesquisa. CP1.2. Pesquisa teórica sobre principais constructos. CP1.3. Identificação e definição de hipóteses de trabalho. CP2. Ética na investigação: tratamentos adequados em sujeitos humanos. CP3. Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis: CP3.1. Selecção de planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação. CP3.2. Questões de tradução, adaptação de instrumentos e concepção de novos materiais CP4. Preparação logística da pesquisa: CP4.1. Gestão de participantes. CP4.2. Organização logística. CP4.3. Acompanhamento e realização de recolha de dados. CP5. Análise de dados quantitativos e/ou qualitativos. CP6. Divulgação dos resultados da pesquisa: CP6.1. Apresentação de poster. CP6.2. Escrita de artigo científico.

Metodologia de avaliação
A Avaliação da unidade curricular, em qualquer fase de avaliação é baseada no relatório de projeto, concretizada da seguinte forma.
Avaliação contínua:
Relatório projeto cumprindo as seguintes etapas:
1ª Etapa: (10%);
2ª Etapa: (20%);
3ª Etapa: i) relatório escrito (40%); ii) apresentação oral individual (30%).
Ficam aprovados os alunos, que tenham em todas as etapas nota igual ou superior a 9,5 valores.
A nota final corresponderá à média ponderada das 3 etapas, sendo necessário a nota de 9,5 valores para obter aprovação na disciplina.

Avaliação por exame:
Projeto na área de Recursos Humanos com discussão oral (100%)

Bibliografia
(2000). Gestão de Projeto - Uma Perspectiva Integrada. Lisboa: Edições Monitor
(2000). Gestão de Projeto - Uma Perspectiva Integrada. Lisboa: Edições Monitor
(2001). Gestão de Projeto o Guia Essencial para Trabalhar Melhor e Ser Bem Sucedido. (Vol. 1). Lisboa: LivroseLivros
(2001). Gestão de Projeto o Guia Essencial para Trabalhar Melhor e Ser Bem Sucedido. (Vol. 1). Lisboa: LivroseLivros
(2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote
(2011). Criar Modelos de Negócio. (Vol. 1). Lisboa: D. Quixote

Método de Ensino
1. Aulas teórico-práticas: Explicação, reflexão e aplicação dos conteúdos sobre investigação; análise de dados, com metodologias expositivas e participativas. 2.Práticas laboratoriais: monitorização do processo de investigação.3. Orientação tutorial.

Software utilizado nas aulas
SPSS.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/04/2022 (Ata nº 179)

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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