Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 45,0 PL + 15,0 OT , Cód. 964026.
Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso os alunos deverão ter as seguintes competências: Decisão e resolução de problemas; credibilidade pessoal; desenvolvimento e manutenção da imagem; escuta ativa; positividade; liderança; gestão de relacionamentos; adaptabilidade; gestão de si próprio; ganhar confiança e respeito;
ODS 4, 5, 10 e 16.
Programa
I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos (GRH)
1.1. Evolução do Domínio Profissional
1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos
1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua
II. Gestão Estratégica da Formação Informal
2.1. Aprendizagem Organizacional
2.2. Gestão das e pelas Competências
2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência
III. Gestão Táctica da Formação Formal
3.1. Levantamento de Necessidades
3.2. Gestão da Formação
3.3. Auditoria da Formação Formal
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: 2 trabalhos individuais(50%) e 1 de grupo(40%); participação(10%) A avaliação contínua pressupõe que o aluno assegura uma assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%.
Avaliação final: Exame (100%).
Bibliografia
- B. Hart, L. e D., E. (1991). Métodos de Formação que Funcionam - Métodos e Estratégias Inovadoras de Formação. Lisboa: Monitor
- Lopes, A. (2002). Conceção e Gestão da Formação. Lisboa: iscte - iul
- Moreira, P. (2006). Gestão de Pessoas - Tendências, Qualificações e Formação. Lisboa: IEFP
(1991). Métodos de Formação que Funcionam - Métodos e Estratégias Inovadoras de Formação. Lisboa: Monitor
Método de Ensino
Aulas teórico práticas onde se propõem a resolução de casos práticos. Método demonstrativo, onde os alunos têm que ministrar formações.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/04/2022 (Ata nº 179)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)