Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964024.
Docente(s)
- José Manuel Barros Pinheiro Nogueira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos, mas aconselha-se posse de conhecimentos básicos de Gestão e Economia.
Objetivos
O desígnio desta cadeira é a Gestão Estratégica das Organizações. Pretende-se clarificar o conceito de Estratégia, Processo Estratégico e de Planeamento Estratégico, bem como transmitir a evolução dos conceitos, modelos e práticas deliberadas e emergentes da Gestão Estratégica. Pretende-se, assim, que os alunos consigam
i) identificar e analisar, no contexto, a estratégia de uma organização, os processos pelos quais ela é formulada, planeada e/ou formada e papéis dos intervenientes, e interpretar as respetivas implicações, ficando preparados para participar inteligentemente no processo estratégico.
ii) Os alunos devem promover a industrialização inclusiva e sustentável (ODS 9: Inovação e infraestruturas) assim como fortalecer a investigação científica, melhorar as capacidades tecnológicas de setores industriais incentivando a inovação (ODS 9: Inovação e Infraestruturas).
iii) Os alunos devem incentivar a adotação práticas sustentáveis e integrar informação sobre sustentabilidade (ODS 12: Produção e Consumo Sustentáveis).
Programa
PARTE I Formulação da Estratégia
1- Estratégia Sustentável
1.1 Estratégia
1.2 Negócios Tradicionais e Digitais
1.3 Sustentabilidade
1.4 Criação de Valor Sustentável
2- Análise do Meio Envolvente
2.1 Meio Envolvente Macro
2.2 Meio Envolvente Micro Clientes
2.3 Meio Envolvente Micro Concorrentes
2.4 Meio Envolvente Micro Indústria
3- Análise da Empresa
3.1 Recursos e Capacidades
3.2 Competências Centrais
3.3 Adequação Estratégica
3.4 Análise SWOT
4- objetivos e Estratégia
4.1 Produtos - Mercados
4.2 Integração Vertical
4.3 Internacionalização
4.4 Diversificação
4.5 Desenvolvimento Empresarial
PARTE II Execução da Estratégia
5- Planeamento
5.1 Estrutura Organizacional
5.2 Plano Estratégico e Empresarial
5.3 Plano Estratégico e Operacional
5.4 Planeamento sob incerteza
5.5 Planeamento com cenários
6- Implementação
6.1 Estrutura departamental
6.2 Gestão Funcional, Projetos e Processos
7- Controlo
7.1 Governação da Empresa
7.2 Controlo Grupal e Individual
7.3 Aprendizagem Organizacional
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua:
Trabalho de grupo (60%), Casos Práticos Individuais(30%), Participação (10%)
Avaliação por Exame: Prova Escrita (100%).
Bibliografia
- Freire, A. (2020). Estratégia - Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais . Lisboa: Bertrand
- Mintzberg, H. e Quinn, J. e Ghoshal, S. e Lampel, J. (2014). The Strategy Process; Concepts, Contexts, cases. UK: Pearson Education
- Mintzberg, H. (2003). The Strategy Process. USA: Pearson Education
- Shafritz, J. e Ott, J. e Jang, Y. (2005). Classics of Organization Theory. USA: Wadsworth
- Teixeira, S. (2014). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora
Método de Ensino
Método expositivo. Análise de casos empresariais práticos. Análise e discussão de casos de estudo por grupos de alunos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/04/2022 (Ata nº 179)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)