Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 81866.
Docente(s)
- José Luis A. Bobela Bastos Carreiras (2)
- Cristina Margarida Rodrigues Costa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N.A.
Objetivos
Compreender os princípios e conceitos básicos da física e o papel da física na ciência e engenharia. Desenvolver competências para analisar e resolver problemas no âmbito da mecânica com vários corpos idealizados.
Programa
1. Conceitos gerais: Medidas e unidades; Sistema Internacional de Unidades; Medições e erros.
2. Cinemática.
3. Dinâmica.
4. Trabalho e energia.
5. Corpo rígido, estática e elasticidade.
6. Hidrostática.
7. Movimento vibratório e ondulatório.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A metodologia de avaliação contínua compreende duas componentes:
(i) um trabalho prático (TP1) realizado em época de frequência/período de contacto (entregue em
data a definir com os estudantes), com a classificação mínima de 9 valores cotado para 20
valores e ponderação 0.3 na classificação final.
(ii) uma prova escrita (PE1), realizada em época de exame, com a classificação mínima de 8
valores cotada para 20 valores e ponderação 0.7 na classificação final.
A classificação final (CF) corresponde à soma das classificações das duas componentes
ponderadas: CF=0.7xPE1+0.3xTP1. São aprovados os estudantes que obtiverem uma classificação final maior ou igual a 10 valores.
Avaliação por exame:
A metodologia de avaliação por exame, para os estudantes que (na época de frequência) não
entreguem o TP1 na data definida ou não alcancem a nota mínima no TP1, compreende uma
prova escrita de exame (PE2), realizada em época de exame ou de exame de recurso, com a
classificação mínima de 10 valores cotada para 20 valores. CF=PE2
Bibliografia
- Almeida, G. (2002). Sistema Internacional de Unidades. Lisboa: Platano editora
- Alonso, M. e Finn, E. (1981). Física: um curso Universitário. (Vol. I & II). : Edgard Blutcher
- Johnston, R. e Beer, F. (2011). Mecânica Vetorial para Engenheiros. Estática. : Mc Graw Hill
- Resnick, J. e Halliday, D. (2009). Fundamentos de Física. (Vol. I & II). Rio Janeiro: LTC-Livros Técnicos e Científicos
Método de Ensino
Exposição apoiada em recursos adequados, textos escritos e audiovisuais. Discussão de conceitos e exemplos práticos para reflexão dos estudantes e consolidação dos conteúdos teóricos e práticos.
Software utilizado nas aulas
N.A.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)