Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 2º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818623.
Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (2)
- Ana Paula Gerardo Machado (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Sensibilizar para a problemática da preservação/valorização da qualidade do ambiente e para o impacto dos diversos fenómenos de poluição ambiental. Conhecer os princípios básicos e as metodologias a considerar em intervenções de construção civil, de forma a minimizar efeitos negativos no ambiente natural. Promover a aprendizagem do conceito de indicador(es) de sustentabilidade, de durabilidade (de materiais e sistemas construtivos), e de análise do ciclo de vida (de construções). Destacar a importância da garantia de sustentabilidade do ambiente construído, designadamente na adoção de materiais eco-eficientes, na redução de agentes poluentes, contaminantes ou tóxicos; na importância da gestão de resíduos de construção e de demolição; e na gestão eficiente de recursos energéticos e de água. Destacar a contribuição de tecnologia inovadora para a mitigação de agentes poluidores.
Programa
1. Contextualização de sustentabilidade ambiental. 2. O papel da ONU e o seu enquadramento histórico. 3. O Planeta Terra e os recursos naturais. Características e utilização dos materiais naturais. Os ecossistemas e os efeitos do Homem/indústria. 4. Indicadores de sustentabilidade. Gestão Ambiental.
5. A indústria da Construção. 5.1. Caracterização da indústria de construção em termos de desempenho ambiental. 5.2 Consumo de materiais. 5.2.1 Energia incorporada. 5.2.2 Impacto ecológico. 5.2.3 Potencial de reuso e reciclagem. 5.2.4 Toxicidade. 5.2.5 Custos e valor venal.6. Construção sustentável. 6.1 Princípios de desenvolvimento sustentável. 6.2 Conceito de eco-eficiência, durabilidade e ciclo de vida. 6.3 Integração e interligação dos princípios de construção sustentável. 6.4 Selecção eficiente de materiais. 6.5 Eficiência energética. 6.6 Eficiência hídrica. 6.7 Iluminação natural e ventilação. 6.8 Gestão de resíduos de construção e demolição. 6.9 Mitigação do ruido ambiental. 6.10 Principais sistemas de avaliação de sustentabilidade dos edifícios. 6.10.1 Internacionais. 6.10.2 Nacionais. 6.11 Edifícios sustentáveis: passive house, green building e nZEB.7. Tecnologia e inovação no desenvolvimento de Construção Sustentável. 7.1. Redefinição de materiais e sistemas construtivos vernáculos. 7.1.1 Fibras vegetais. 7.1.2 Madeira. 7.1.3 Cortiça. 7.2 Manufactura através de produtos com base em resíduos industriais. 7.2.1 Resíduos da indústria corticeira. 7.2.2 Resíduos das indústrias agroalimentares. 7.3 Materiais e produtos reciclados. 7.4 A integração do conceito de sustentabilidade no ciclo de vida de uma edificação. 7.4.1 TI no ciclo de vida de uma edificação. 7.4.2 nZEB e cidades inteligentes (smart cities). 7.5 Nanotecnologia na Construção.
Metodologia de avaliação
A avaliação nesta unidade curricular é realizada por duas componentes:
(i) uma componente de prova escrita (PE) de carácter teórico-prático, sem consulta, em época de frequência ou exame, para aprovação é necessário obter a classificação mínima de 8 valores na prova, cotada para 20 valores, com a ponderação de 50% na classificação final, e
(ii) uma componente de trabalho prático (TP), cotado para 20 valores, com a ponderação de 50% na classificação final.
Cada componente (PE e TP) é constituída por duas partes: a parte I e parte II. A classificação de cada componente (PE e TP) corresponde à soma das classificações obtidas em cada parte (parte I e II).Condição para aprovação: classificação final igual ou superior a 9,5 valores em 20.
Bibliografia
- Berge, B. (2001). The ecology of building materials. .: Architectural Press
- Mateus, R. e Bragança, L. (2006). Tecnologias Construtivas para a Sustentabilidade da Construção. .: Ed. Ecopy
- Pinheiro, M. (2006). Ambiente e Construção Sustentável. Lisboa: Instituto do Ambiente
- Torgal, F. e Jalali, S. (2010). Sustentabilidade dos Materiais de Construção. Minho: TecMinho
Método de Ensino
Método expositivo nas principais temáticas teóricas com recurso a meios audiovisuais.Método interativo com questões e desafios, induzindo a reflexão.Com o papel central no aluno procura-se a resolução de problemas e incentiva-se a pesquisa.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)