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Ano Letivo: 2021/22

Engenharia Informática

Introdução à Engenharia e à Tecnologia

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8644/2020 - 08/09/2020

4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP , Cód. 911932.

Docente(s)
- José Manuel Palma Redes Ramos (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
A1. Descrever os papeis da Engenharia e da Tecnologia na evolução das Sociedades;
A2. Descrever alavancas tecnológicas atuais para a inovação das Sociedades;
B1. Descrever o estado atual das TIC;
B2. Descrever as dimensões ética e humana da Eng.Informática;
C1. Coligir fontes de discussão social e ética de prospetiva tecnológica;
C2. Elaborar opinião crítica sobre análises sociais e éticas de prospetiva tecnológica;
D1. Documentar argumentação social e ética sobre prospetiva tecnológica;
D2. Apresentar e defender argumentação social e ética sobre prospetiva tecnológica.

Programa
1. a) A evolução das Sociedades e das Indústrias; b) A Indústria 4.0 e a Sociedade 5.0; c) Os grandes temas atuais das TIC; d) Os pioneiros e fundadores da computação e dos conceitos computacionais; e) A herança computacional solitária e desconectada; f) Redes por comutação de pacotes e a primeira WAN; g) A Arpanet, Eembrião da Internet; h) O TCP e os Fatores de Crescimento da Arpanet; i) Os avanços decisivos: TCP/IP, MODEM, BBS; j) A Queda da Arpanet e o Nascimento da Internet; k) Computadores, Mainframes e Supercomputadores; l) A revolução dos Computadores Pessoais; m) A Lei de Moore e a análise evolutiva das tecnologias; n) Conceitos de Inteligência Artificial.
2. a) Área de competência da Engenharia Informática; b) Atos de Engenharia Informática; c); d) Decisões, Ações e Sabedoria; e) CAD/CAM/CAE e prototipagem; f) Data Centers – Centros de Processamento de Dados; g) Robótica: Definições e Tipologias.
3. a) Impressão 3D: processos e tipologias; b) Produção Aditiva: impressão 3D na indústria; c) Cloud Computing – Computação em Nuvem; d) Modelos de implementação e de serviço de Cloud Computing; e) Dispositivos e aplicações de Internet das Coisas; f) Big Data e os cinco V’s; g) Big Data Analytics (ferramentas analíticas); h) Áreas de aplicação de Big Data; i) Machine Learning e Deep Learning; j) Robótica Autónoma: Aplicações e Evolução.
4. a) Definições de Dados, Informação e Conhecimento; b); c) A Hierarquia DIKW, as suas transições e as suas dinâmicas; d) Da Sociedade 4.0 para a Sociedade 5.0; e) Barreiras à eclosão da Sociedade 5.0; f) Balanço económico-social da Sociedade 5.0; g) Desafios Sociais e Éticos da Sociedade 5.0; h) Questões e preocupações sociais e éticas da Inteligência Artificial; i) A questão da Singularidade Tecnológica; j) Desenvolvimento Sustentável; k) Os 17 objetivos globais ONU.
5. a) Técnicas de pesquisa de fontes na Web; b)Técnicas de registo e classificação de fontes na Web.
6. a) Métodos de comunicação de resultados de pesquisa; b) Estrutura de um relatório de pesquisa; c) Modelos de apresentação eficaz de resultados de pesquisa.

Metodologia de avaliação
A avaliação incide sobre a apresentação e defesa de três concretizações:
a) Entrega de um trabalho escrito com uma discussão prospetiva, ética e estratégica sobre um tema inovador das TIC (50%);
b) Entrega de uma sequência de slides (powerpoint ou PDF) para apresentação e defesa do tema do trabalho escrito (25%);
c) Apresentação oral do trabalho escrito, utilizando a sequência de slides referida em b) (25%).

Bibliografia
- Fox, W. (0). FutureTimelineNet. Acedido em 25 de outubro de 2020 em http://www.futuretimeline.net
- Mack, C. (2018). How to Write a Good Scientific Paper. Bellingham, Washington: SPIE
- QuantumRun, . (0). Exploring future trends. Acedido em 25 de outubro de 2020 em http://www.quantumrun.com
- Singularity Education Group DBA Futurism , . (0). Futurism | Science and Technology . Acedido em 25 de outubro de 2020 em http://www.futuretimeline.net

Método de Ensino
A aprendizagem ocorre nas aulas teórico-práticas (objetivos 1, 2, 3 e 4), nas aulas práticas laboratoriais (objetivos 4, 5 e 6) e em atividades autónimas, semanais, de treino e de concretização, suportadas pela plataforma de e-learning Moodle.

Software utilizado nas aulas
MS Office Tools

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 10 de maio de 2022

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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