Publicação em Diário da República: Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 28,0 T + 42,0 PL + 5,0 OT , Cód. 911229.
Docente(s)
- Pedro Manuel Granchinho de Matos (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Desenvolver modelos dinâmicos para a caracterização do conjunto carga mecânica, máquina elétrica, conversor eletrónico e fonte de alimentação;
Projetar e analisar o desempenho de acionamentos industriais e de veículos de tração elétrica, de acordo com os requisitos específicos fixados pela carga e fonte de alimentação elétrica;
Conceber e dimensionar soluções de comando e controlo de sistemas de acionamento, através de conversores eletrónicos de potência, baseados nas máquinas elétricas rotativas (corrente contínua, assíncrona e síncrona).
Programa
1. Constituição de um sistema electromecânico;
1.1 Introdução aos sistemas electromecânicos;
1.2 O veículo eléctrico - constituição e características específicas dos veículos eléctricos;
2. Modelação do comportamento estacionário e dinâmico de órgãos mecânicos industriais;
2.1 Elementos mecânicos;
2.2 Equações do movimento;
2.3 Cargas típicas;
2.3.1 Ligação rígida e elástica;
2.3.2 Caixa de velocidades;
2.3.3 Bombas e ventiladores;
2.3.4 Enroladores;
3 Características específicas dos veículos eléctricos;
3.1 Equações do movimento;
3.2 Forças externas;
3.2.1 Modelo da roda;
3.2.2 Forças resistentes;
4. Aplicações de sistemas de controlo em accionamentos electromecânicos;
4.1 Máquinas de corrente contínua;
4.2 Máquinas assíncronas trifásicas;
4.3 Máquinas síncronas;
5. Alimentação dos sistemas de tracção eléctrica;
5.1 Baterias;
5.1.1 Análise dos diferentes tipos de baterias;
5.1.2 Parâmetros das baterias e características técnicas;
5.1.3 Modelação de baterias;
5.2 Sistemas alternativos;
5.2.1 Pilhas de combustível;
5.2.2 Supercondensadores;
5.2.3 Volantes de inércia;
6. Cadeia de potência em veículos eléctricos (VE) e veículos eléctricos híbridos (VEH);
6.1 Componentes da transmissão;
6.2 Dimensionamento da cadeia de potência;
6.3 Travagem regenerativa;
6.4 Análise do consumo e a autonomia de VE e VEH;
Metodologia de avaliação
Realização de um teste escrito em qualquer das épocas e um projeto. Ambos valem 50% da classificação final. A aprovação na disciplina implica uma classificação superior ou igual a 10 valores no teste escrito.
Bibliografia
- Dente, A. e Palma, J. (2008). Accionamentos Electromecânicos de Velocidade variável. (Vol. 1). Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian
- Gillespie, T. (1992). Fundamentals of Vehicle Dynamics, Society of Automotive Engineers. (Vol. 1). USA: SAE International
- Husain, I. (2003). Electric and Hybrid Vehicles, Design Fundamentals. (Vol. 1). USA: CRC Press
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas e teóricas-praticas onde são resolvidos casos práticos.
Software utilizado nas aulas
Matlab e Microsoft Excel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 13 de maio de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)