Publicação em Diário da República: Despacho nº 10766/2011 - 30/08/2011
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 42,0 PL + 5,0 OT , Cód. 91122.
Docente(s)
            - Raul Manuel Domingos Monteiro  (2)
- Francisco José Alexandre Nunes  (2)
- Manuel Fernando Martins de Barros (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Desenvolver competências nas áreas da lógica digital: Sistemas de numeração; Portas lógicas e Álgebra de Boole. Capacidade para projetar e analisar circuitos combinacionais e sequênciais LSI, MSI e LSI. Explorar as técnicas de projeto de dispositivos lógico-programáveis e de microprocessadores.
Programa
          1) Introdução. 
- Organização da disciplina; 
- Conceitos introdutórios; 
- Quantidades digitais e analógicas: bits, níveis lógicos e sinais digitais; 
- Operações e funções lógicas básicas; 
- Circuitos digitais integrados. 
2) Funções Lógicas 
- Funções e expressões algébricas Booleanas; 
- Leis, teoremas e postulados da Álgebra de Boole; 
- Formas normalizadas das expressões booleanas e tabelas de verdade; 
- Representação e minimização de funções booleanas;
- Mapas de Karnaugh, adjacência lógica e agrupamentos. 
3) Simplificações de expressões lógicas 
- Simplificação de expressões lógicas utilizando os Postulados da Álgebra de Boole;
- Simplificação de expressões lógicas utilizando os Mapas de Karnaugh. 
4) Representação digital de informação 
- Bases de numeração e conversão entre bases; 
- Sistemas de numeração; 
- Operações aritméticas nas diferentes bases;
- Códigos para representação de números com sinal (complemento para 1 e para 2); 
- Códigos binários para representação de números decimais; 
- BCD, Excesso-3, Código Grey e Código ASCII. 
5) Circuitos digitais e famílias lógicas 
- Famílias lógicas TTL; Família CMOS; 
- Atraso de propagação das portas lógicas e factor de mérito; 
- Detecção de falhas na realização de circuitos digitais
- Saídas em "Totem-Pole" e saídas em três estados. 
6) Circuitos Combinacionais de média complexidade
- Concretização de lógica combinatória em circuitos lógicos; 
- Multiplexers e demultiplexers; 
- Comparadores lógicos; 
- Circuitos aritméticos (somadores, subtractores e multiplicadores); 
- Codificadores e descodificadores; 
7) Circuitos sequenciais básicos 
- Comportamento sequencial de circuitos;
- Circuitos sequenciais Síncronos e Assíncronos;
- Elementos básicos: Latch NOR, NAND e Latch D;
- Flip-flops: JK, D e T; 
- Máquinas de Moore e de Mealey; 
- Sinal de relógio
8) Análise e projeto de circuitos sequenciais 
- Análise e síntese de circuitos sequenciais; 
- Circuitos auto-correctores; 
- Projeto de circuitos sequenciais de baixa complexidade;
- Realização de circuitos sequenciais;
9) Contadores, Registos e Memórias 
- Características adicionais e utilização dos registos de deslocamento; 
- Contadores síncronos/assíncronos Incrementador e Decrementador; 
- Contadores por pulsação ("Ripple Counters"); 
- Circuitos integrados contadores;
- Estrutura das memórias de semicondutores;
- Memórias só de leitura, ROMs; Memórias de acesso aleatório RAMs;
- Implementação com ROMs.
10) Dispositivos de Lógica Programável
- Introdução ao estudo de lógica programável;
- Dispositivos programáveis EPROM, FPLAs, PLAs, PALs;
- Implementação de circuitos combinatórios/sequenciais programáveis;
- Programação de PALs. Exemplos de aplicações;
11) Introdução aos microcontroladores
PARTE PRÁTICA LABORATORIAL: 
Pretende-se que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas na realização dos seguintes trabalhos de laboratório:
P1) Implementação de uma função lógica em laboratório. 
P2) Implementação de uma montagem com um conversor BCD de sete segmentos e um contador de 4 bits. 
P3) Implementação de um conversor BCD de sete segmentos com multiplexers. 
P4) Implementação de um conversor analógico digital (ADC). 
P5) Implementação de um contador com flip-flops J-K e do tipo D. 
P6) Implementação de um controlador lógico para um motor de passo utilizando flip-flops JK. 
P7) Programação de dispositivos lógico-programáveis.
Metodologia de avaliação
          Componentes de Avaliação
Nota final:
a) Exame escrito (60%)
b) Trabalhos de casa e laboratórios (40%) 
Nota mínima:
Mínimo de 9 valores na componente a)
Mínimo de 10 valores para a componente b)
Bibliografia
          - Dias, M. (2013). Sistemas Digitais - Princípio e prática. (Vol. 1). Portugal: https://www.fca.pt/cgi-bin/fca_main.cgi/?op=2&isbn=978-972-722-700-6:  FCA Editora de Informática, Lda
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas, Aulas de resolução de problemas; Aulas práticas laboratoriais.
Software utilizado nas aulas
          Ferramentas gratuitas:
Logisim (http://www.cburch.com/logisim)
Eagle (http://www.cadsoftusa.com)
LTSpice (http://www.linear.com/designtools/software/)
Ferramentas comerciais:
MultiSim (http://www.ni.com/multisim/pt/)
Proteus (http://www.labcenter.com/)
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 11 de novembro de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)


















