Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 817712.
Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/A
Objetivos
A. Compreender as noções de verticalidade e horizontalidade da montagem cinematográfica;
B. Identificar padrões associados a montagem narrativa, montagem discursiva e montagem de correspondências;
C. Reconhecer critérios e opções de montagem a partir da análise de filmes.
Programa
1. Verticalidade e horizontalidade da montagem cinematográfica
1.1. Eixo sincrónico e eixo diacrónico
1.2. Sincronia: polissemia e simultaneidade
1.3. Diacronia: Sucessão e sentido
2. Montagem e receção
2.1. Montagem narrativa
2.2. Montagem discursiva
2.3. Montagem de correspondências
3. Montagem e géneros cinematográficos
3.1. Fórmulas de construção fílmica
3.2. Duração de um plano
3.3. Ritmo e intensidade
4. Montagem e experimentação
4.1. Convenção e disrupção
4.2. Fragmentação e discontinuidade
4.3. Estilo e neutralidade
5. Montagem em documentário;
5.1. Factualidade e manipulação
5.2. Documentário e planificação
5.3. Material de arquivo
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência
Apresentação de exercícios
Exercício #1 Trailer - 25%
Exercício #2 Vídeo-dança - 25%
Exercício #3 Corte dissimulado - 25%
Exercício #4 Cena noturna - 25%
Avaliação por Exame / Recurso
Entrega de exercícios (80%) + Prova escrita (20%)
A avaliação é feita de acordo com o disposto no Art.º 11º do Regulamento Académico das Escolas do IPT. Estão dispensados/as de Exame os/as estudantes que em Frequência obtenham nota igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Amiel, V. (2016). Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia
- Dancyger, K. (2002). The Technique of Film and Video Editing: history, theory and practice. EUA: Focal Press
- Murch, W. (1995). In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing. California: Silman-James Press
- Rabiger, M. (2009). Directing the Documentary. Burlington: Focal Press
Método de Ensino
1. Exposição oral dos conteúdos (modo síncrono)
2. Produção de exercícios (modo síncrono e assíncrono)
3. Visionamento e análise de excertos de filmes (modo síncrono e assíncrono)
Software utilizado nas aulas
Software Edição Vídeo
Microsoft Teams
Quicktime Player
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Reunião nº 165 - 23 de março de 2022
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)