Publicação em Diário da República: Despacho nº 13772/2014 - 12/11/2014
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 90566.
Docente(s)
- Marta Margarida Santos Dionísio (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Os alunos devem ser capazes de:
- aplicar um conjunto de competências (linguísticas e socioculturais) em situações comunicativas específicas da área da contabilidade;
- utilizar capacidades de interpretação e produção textual de forma correta de acordo com as regras estruturais e gramaticais;
- reconhecer e aplicar adequadamente o vocabulário específico da área da Contabilidade;
- comunicar de forma fluente e reproduzir situações de contexto real.
- garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa e, promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Programa
1. O inglês como língua global
1.1 Contactos pessoais e sociais
1.2. Contactos profissionais
1.3. O meio empresarial
2. Carreiras Profissionais
2.1 Habilitações
2.2. Competências
2.3. Profissões
3. Candidaturas profissionais
3.1 Cartas de motivação
3.2. Cartas de resposta a candidatura
3.3. O CV tradicional e novas abordagens
4. Comunicação
4.1 Conversas telefónicas
4.2 Correspondência formal
4.3. Correspondência informal
5. Instituições financeiras
5.1. Instituições depositárias
5.2. Instituições de investimento
5.3. Instituições contratuais
6. Finanças e Negócios
6.1. A realidade financeira dos mercados
6.2. Métodos e instrumentos de gestão e avaliação financeira
6.3. Tomada de decisões relativa a políticas de investimento e financiamento
7. Contabilidade
7.1. Conceitos fundamentais de contabilidade
7.2. Enquadramento contabilístico internacional
7.3. Demonstrações financeiras
8. Auditoria
8.1. O revisor oficial de contas
8.2. Planeamento do trabalho de auditoria
8.3. Controlo interno
9. Estruturas gramaticais em conformidade com os conteúdos programáticos (Nível A2/B1 do QCERL)
Metodologia de avaliação
* Avaliação Contínua (abrange todos os alunos exceto aqueles abrangidos por outros estatutos legais):
- Teste escrito realizado no final do semestre- 60%
- Trabalhos práticos, participação oral nas aulas e fichas - 20%
- Realização de um trabalho de pesquisa escrito com apresentação oral (obrigatório em qualquer época de avaliação) - 20%
A classificação final da UC resulta da média das classificações obtidas nas três componentes de avaliação acima definidas.
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
* Trabalhadores-Estudantes e alunos abrangidos por outros estatutos legais:
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito e oral) - 30%
A classificação final da UC resulta da média das classificações obtidas nas duas componentes de avaliação acima definidas.
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
* Avaliação Final (exame e recurso):
- Exame escrito - 70%
- Trabalho de pesquisa (escrito + oral)- 30%
A classificação final da UC resulta da média das classificações obtidas nas duas componentes de avaliação acima definidas.
Considera-se que o aluno obtém aprovação à unidade curricular, com a classificação final igual ou superior a 9,5 valores.
Bibliografia
- Coe, N. e Harrison, M. e Paterson, K. (2010). Oxford Practice Grammar. Oxford: Oxford University Press
- Evans, V. e Dooley, J. e Patel, K. (2012). Finance - Career Paths. Berkshire: Express Publishing
- Frendo, E. e Mahoney, S. (2011). English for Accounting. Oxford: Oxford University Press
- Peltier, S. e Taylor, J. (2013). Accounting - Career Paths. Berkshire: Express Publishing
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas onde se realizam exercícios de leitura, audição, produção escrita e orais com gramática implícita dando particular ênfase aos trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: Aprovada em Reunião do CTC de 29/04/2022 (Ata nº 179)
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)