Publicação em Diário da República: Aviso nº 909/2016 - 27/01/2016
6 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 52,50 PL , Cód. 602416.
Docente(s)
- António Casimiro Teixeira Batista (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
modelar bases de dados, recorrendo ao Modelo Relacional, proposto por E. F. Codd;
executar, com sucesso, comandos SQL para interrogar e manipular a estrutura de dados de uma base de dados relacional.
Programa
1. Introdução.
1.1 Importância e influência das Bases de Dados nas sociedades actuais.
1.2 Objectivo/Função dos SGBD(DBMS).
1.3 Abstracção dos dados.
1.4 Modelos de dados.
1.5 Instâncias e esquemas.
1.6 Independência de dados.
1.7 Linguagem de definição de dados (LDD) e linguagem de manipulação de dados (LMD).
1.8 SQL.
1.9 Gestor de Base de Dados.
1.10 Administrador de Base de Dados.
1.11 Estrutura geral do sistema.
2. Modelos de 1ª geração.
2.1 Modelo Hierárquico.
2.1.1 Conceitos básicos.
2.1.2 Estrutura em árvore.
2.1.3 Manipulação de dados.
2.1.4 Segmentos virtuais.
2.2 Modelo em rede.
2.2.1 Conceitos básicos.
2.2.2 Estrutura de grafos.
2.2.3 Manipulação de dados.
3. Modelos de 2ª geração. Modelo de dados Relacional.
3.1 Conceitos básicos
3.2 Relações.
3.3 Esquema relacional.
3.4 Chaves.
3.5 Dicionário de dados.
3.6 Integridade relacional.
4. Concepção de Bases de Dados. Dependências funcionais e normalização.
4.1 Dependências Funcionais.
4.2 Redundância.
4.3 Normalização.
4.3.1 1ª forma normal.
4.3.2 Anomalias.
4.3.3 2ª forma normal.
4.3.4 3ª forma normal.
4.3.5 Forma normal de Boyce-Codd (BCNF).
4.4 Regras de inferência.
4.5 Estratégias de decomposição por análise de dependências funcionais.
5. Concepção de Bases de Dados. Método de Entidade-Relacionamento (E-R).
5.1 Conceitos básicos.
5.2 Diagrama de E-R.
5.3 Diagrama de ocorrências.
5.4 Noção de participação obrigatória.
5.5 Grau de um relacionamento.
5.6 Estabelecimento de tabelas a partir de diagramas E-R.
5.7 Relacionamentos binários múltiplos.
5.8 Relacionamentos de ordem superior a 2.
6. Linguagens relacionais: O SQL.
6.1 Operações relacionais.
6.2 Comandos SQL.
6.3 LDD.
6.4 LMD.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua (AvC)
- 2 testes escritos (70%)
- Fichas de exercícios (30%)
Avaliação em exame
- Prova escrita (70%)
- Fichas de exercícios (30%)
De acordo com o regulamento académico, obrigatória presença em 2/3 das aulas práticas.
Bibliografia
- Batista, C. e Pereira, C. (2012). Material de apoio às aulas. Tomar: -
- Gouveia, F. (2021). Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações, 2ª Ed.. Portugal: FCA - Editora de Informática
- Microsoft, . (0). Transact-SQL. Acedido em 1 de janeiro de 2021 em https://docs.microsoft.com/en-us/sql/t-sql/language-reference?view=sql-server-ver15
- Ramakrishnan, . e Gehrke, J. (2002). Database Management Systems, 3rd Ed.. USA: McGraw-Hill
- Rodrigues, S. (2021). Material de apoio às aulas. Tomar: -
Método de Ensino
Aulas teóricas em que se descrevem e exemplificam os métodos em estudo, aulas teórico-práticas em que são propostos exercícios de aplicação e Práticas de Laboratório.
Software utilizado nas aulas
MySQL
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)