Publicação em Diário da República: Aviso nº 3681/2017 - 07/04/2017
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 60167.
Docente(s)
            - Maria do Rosário Mendes Godinho Passos Baeta Neves (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os alunos devem saber caraterizar o ambiente social, político e económico que rodeia as empresas e as organizações.
Programa
          1. O ambiente envolvente das organizações - a Sociedade e a Economia 
1.1. Globalização 
1.2. Integração Europeia 
 
2. A Sociedade 
2.1. Demografia em Portugal e na Europa 
2.2. Cidadania Portuguesa e Europeia 
2.3. Emprego, inclusão e política social em Portugal e na Europa 
 
3. Crescimento e Desenvolvimento Económico 
3.1. Desenvolvimento Regional Europeu 
3.2. Economia 
3.3 Agentes Económicos 
3.4. Bens Económicos 
3.5. O Produto e o Rendimento Nacionais.
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência (Contínua): 
	Prova escrita  50% 
	Trabalhos 50% 
o	Escrito  20%
o	Oral  30%
	Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que:
o	não obtenham uma classificação mínima de 7 valores na prova escrita;
o	não apresentem o trabalho (escrito e oral).
A classificação final resulta da média aritmética simples de todos os elementos de avaliação. 
Avaliação por Exame (Normal e Recurso): 
	Prova escrita  100% 
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
Bibliografia
          - Castells, M. (2007). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. (Vol. 1). Lisboa:  Fundação Calouste Gulbenkian
- César das Neves , J. (2011). Introdução à Economia. Lisboa:  Verbo
Método de Ensino
          Será usada a exposição teórica de certos temas e a pesquisa orientada, com exposição por parte dos alunos, noutros temas.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 28 de dezembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















