Publicação em Diário da República: Aviso n.º 1895/2018 - 12/02/2018
2 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 22,50 TP , Cód. 617510.
Docente(s)
- Ana Cláudia Leal Marques Pires da Silva Mendes Pinto (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
a)Saber caraterizar a envolvente empresarial.
b) Dominar as noções básicas de economia e marketing.
Programa
1. O ambiente envolvente e a economia;
1.1. Globalização e União Europeia;
1.2. Economia e bens económicos;
1.3. Pensamento económico, Teoria e Política;
2. Tipos de mercado e condições de equilíbrio;
2.1. Concorrência perfeita,monopólio e oligopólio;
3. Marketing na empresa e na economia;
3.1. A procura de informação sobre o mercado;
3.2. Marketing Mix.
Metodologia de avaliação
Avaliação por Frequência (Contínua):
Prova escrita 40%
Trabalhos (60%):
o Escrito 30%
o Oral 30%
Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que:
o não apresentem o trabalho (escrito e oral).
A classificação final resulta da média ponderada de todos os elementos de avaliação.
Avaliação por Exame (Normal e Recurso):
Prova escrita 100%
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
Bibliografia
- Castells, M. (2007). A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. (Vol. 1). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- César das Neves, J. (2011). Introdução à Economia. Lisboa: Verbo
- Kotler, P. (2014). Marketing para o Século XXI. Lx: Presença
- Samuelson e Nordhaus, P. (2005). Economia. Lisboa: Mc Grow Hill
Método de Ensino
Aulas teórico-práticas em que os conceitos teóricos são aplicados à realidade económico-social através da resolução de trabalhos práticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 27 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)