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Ano Letivo: 2020/21

Desenvolvimento de Jogos Digitais

Atelier de Inovação e Empreendedorismo

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Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 55/2017 de 13-07-2017

2 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP , Cód. 639019.

Docente(s)
- Ana Isabel Gaspar Pacheco (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
O objetivo da disciplina é promover a aprendizagem através da experiência prática, ajudando à criação de um potencial negócio cujo projeto deverá ter início na ideia de negócio, passando pela elaboração de um Plano de Negócios e a avaliação das condições de implementação da atividade.

Programa
1. Conceitos de empreendedorismo
1.1. A visão histórica de empreendedorismo
1.2. A importância do empreendedorismo no desenvolvimento económico e social
2. Processo Empreendedor
2.1. Atitudes e competências empreendedoras
2.2. Gestão de ideias e identificação de oportunidades
2.3. Desafios e constrangimentos dos pequenos negócios
2.4. Caracterização do espírito empreendedor em Portugal
2.5. Empresa familiar
2.6. Inovação e tecnologia e oportunidades de negócio
3. Metodologias para a escolha do projeto
3.1. Análise do potencial do promotor e da ideia
3.2. Condicionantes externas
3.3. As formas de iniciar a atividade
3.4. Competências internas necessárias
3.5. Pesquisa de mercados
3.6. Critérios de análise de oportunidades de negócios
4. Elaboração de um plano de negócios
4.1. A importância do plano de negócios
4.2. Escolha da forma jurídica e atividade
4.3. Estratégia de marketing
4.4. A formalização do plano de negócios
5. Financiamento do projeto
5.1. Planeamento financeiro e fontes de financiamento
5.2. Instituições públicas, análise da legislação em vigor
5.3. Instituições financeiras
6. Como criar a sua empresa
6.1. Instituições e documentação necessárias à constituição da empresa
6.2. A equipa empresarial
6.3. O pacto social
6.4. O início de atividade
7. Sucesso/insucesso empresarial

Metodologia de avaliação
A avaliação é efetuada por meio de um trabalho final e a sua discussão, efetuada no período de avaliação contínua (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores na avaliação contínua são admitidos a exame, no período indicado no calendário escolar. Avaliação de exame feita por meio de um exame escrito, sobre um trabalho aleatório, feito em sala de aula (100%). Os alunos com classificação inferior a 10 valores reprovam.

Bibliografia
- Bateman, T. e Snell, S. (2007). Management - Hill Leading & Collaborating in a Competitive World. . England: McGraw-Hill International Edition
- Drucker, P. (1989). Inovação e Gestão. Uma nova concepção de estratégia de empresa. Lisboa: Editorial Presença

Método de Ensino
A disciplina é lecionada recorrendo a aulas teórico-práticas, em que será apresentada e discutida a matéria base, com apresentação de casos de estudo que servem de apoio à matéria teórica, bem como serão discutidos os projetos dos alunos.

Software utilizado nas aulas
Excel
Word

 

 

 


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