Publicação em Diário da República: Aviso n.º 11775/2016 - 27/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 15,0 TP , Cód. 62405.
Docente(s)
            - Ana Rita de Sousa Gaspar Vieira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          NA
Objetivos
          a) Saber desenhar modelos estáticos e em movimento, objetos e corpo humano adequando técnicas e materiais à sua representação.
 
b)Dominar o uso dos elementos gráficos do desenho: ponto, linha e mancha, em articulação com a representação para criar sugestões de profundidade, texturas, materiais e movimento, contribuindo para melhorar as noções de modelação 3D;
c)Obter um conhecimento básico da anatomia do corpo humano, que facilitando maior correção no desenho de figuras permita também perceber possibilidades criativas no campo da animação.
Programa
          1 - A relação entre o modelo e a representação:
    - visão, percepção e representação;
    - o modelo, a cópia e a representação;
2 - Desenho de modelo:
    - sombras própria e projetada - a relação entre os volumes, a iluminação e o claro-escuro;
    - posicionamento da figura no campo da representação; 
    - escala, proporções e os cânones clássicos;
    - texturas,
    - acentuações prespécticas - os"escorços",
    - registo rápido de figuras em movimento;
3 - Conceitos básicos de anatomia humana:
     3.1 - Estrutura óssea do corpo humano;
     3.2 - Morfologia muscular do corpo humano;
     3.3 - Análise da cabeça e do rosto;
4 - Breves noções de retrato e auto-retrato.
     
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua desenvolvida por exercícios teórico-práticos executados nas aulas, nos quais são aplicados os conhecimentos adquiridos (80%).
Acrescem exercícios realizados em casa (10%) e a assiduidade nas aulas (10%).
A avaliação por exame implica o desenvolvimento dos exercícios solicitados no decorrer das aulas e a sua apresentação ao docente.
Bibliografia
          - Gordon, L.  e , . (1987). Desenho Anatómico. - Lisboa:  Editorial Presença
- Molina, J. (2006). Las Lecciones del Dibujo. Madrid:  Ediciones Cátedra
- Rubins, D. (1976). The Human Figure. An Anatomy for Artists.. N. York, USA:  Penguin Books
Método de Ensino
          - Exposição teórica dos conceitos enunciados nos conteúdos da U.D. 
e
- Aquisição de conteúdos através da análise crítica de exemplos e da realização de exercícios teórico-práticos de aplicação desses mesmos conteúdos.
Software utilizado nas aulas
          NA

















