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Ano Letivo: 2020/21

Artes para Jogos Digitais

História, Cenários e Personagens

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Publicação em Diário da República: Aviso de Registo nº R/Cr 56/2017 de 13-07-2017

5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 45,0 PL + 15,0 TP , Cód. 63918.

Docente(s)
- Gabriel Santos Carvalhal Evangelista (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não tem. As matérias são introdutórias aos temas abordados.

Objetivos
C2. Conhecer as bases do desenho e da ilustração.
C3. Saber utilizar software de pintura digital.
C4. Utilizar o esboço como um meio de estudo de ideias.
C5. Criar uma imagem digital com base em conceitos já definidos.
C6. Criar e definir uma linha gráfica para um jogo.
C.7 Criar e definir conceitos para um jogo segundo uma metodologia de trabalho criativa.

Programa
1. Concept Art
• Character Design
• Criação de ambientes e cenários

2. Ilustração digital
• Ferramentas de ilustração digital: Adobe Photoshop.
• Composição.

3. Arte in Game
• Criação e preparação de personagens.
• Criação de sprites e spritesheets.
• Animação de personagens em DragonBones.
• Criação de backgrounds:
- Texturas e Tiles
- Desenho de níveis

Metodologia de avaliação
Avaliação Periódica

• Entrega e defesa de Projeto 1
Fase 1(grupo) + Fase 2 (5% + 35%)
peso na avaliação: 40% - mín. 8 val.

• Entrega e defesa de Projeto 2
Fase 1 + Fase 2 (25% + 35%)
peso na avaliação: 60% - mín. 8 val.

• Nota final calculado por: Projeto 1 (40%) + Projeto 2 (60%) - (min 9.5v)

Regime de presenças: 75% (Caso o aluno não compareça a 75% das aulas, sofrerá uma penalização de 20% na avaliação final)


Restantes Épocas

• Entrega e defesa de Projeto 1
peso na avaliação: 40% - mín. 8 val.

• Entrega e defesa de Projeto 2
peso na avaliação: 60% - mín. 8 val.

• Nota final calculado por: Projeto 1 (40%) + Projeto 2 (60%) - (min 9.5v)

• Componentes podem ser aproveitadas entre épocas, mediante melhoria nos mesmos.

Bibliografia
- Solarski, C. (2012). Drawing Basics and Video Game Art: Classic to Cutting-Edge Art Techniques for Winning video Game Design. . E.U.A.: Watson-Guptill
- Williams, R. (2012). The Animator’s Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. New York: Faber & Faber

Método de Ensino
EP=Ensino Presencial
EP.1.Teórico-prático: apresentação dos conceitos, utilização de software específico, realização de trabalhos.

AA=Aprendizagem Autónoma
AA.1.Projeto: realização de trabalhos de ilustração e arte conceptual.

Software utilizado nas aulas
Adobe Photoshop
DragonBones

 

 

 


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