12 ECTS; 1º Ano, Anual, 20,0 TP + 30,0 OT , Cód. 202115.
Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Desenvolver competências de investigação aplicada. Integrar os conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso de pós-graduação, através do desenvolvimento de um trabalho prático em contexto municipal/regional. O trabalho desenvolvido será redigido num relatório e apresentado oralmente.
Programa
1.Introdução. 1.1 Visão geral das modalidades de pesquisa/ investigação. 1.2 Metodologias de pesquisa para investigação. 1.3 O problema como propulsor de um estudo/investigação.
2. Classificação e principais características de abordagens e métodos de investigação.
3. Processo de investigação. 3.1 Formulação do problema. 3.2 Argumentação.
4. A dimensão ética no processo de investigação.
5. Pesquisa de fontes e Estado da Arte.
6. Informação e dados.
7. A proposta e o relatório. 7.1 A proposta de trabalho. 7.2 Estrutura genérica do relatório.
7.3 Organização de referências bibliográficas e bibliografia. 8. Aplicações práticas e recomendações gerais.
Metodologia de avaliação
A classificação final baseaia-se na avaliação do relatório do trabalho prático. O trabalho prático será apresentado por escrito e oralmente, perante um júri designado para o efeito. A classificação final resultará da avaliação da parte escrita (70%) e da defesa oral (30%). O formando é aprovado se a classificação resultante for igual ou superior a 10 valores.
Bibliografia
- Bell, J. (1993). Como realizar um projecto de investigação trajectos (tradução: Maria João Cordeiro) . (Vol. 1). Lisboa: Gradiva
- Hussein, E. e Adom , D. e Agyem, A. (2018). Theoretical and conceptual framework: mandatory ingredients of a quality research.International Journal of Scientific Research, '-, pp. 438-441.
- Walliman, N. (2011). Research Methods the basics.. (Vol. 1). New York: Francis & Taylor
- The Central Role of Theory in Qualitative Research.(2018, 0 de ---). International Journal of Qualitative Methods, pp. 1-10.
Método de Ensino
Exposição de conceitos teóricos e exemplificação da sua aplicação,nas aulas teórico-práticas. Desenvolvimento de trabalho prático com o acompanhamento pelos docentes da UC, nas aulas de orientação tutorial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.