2 ECTS; 1º Ano, Anual, 25,0 TP , Cód. 202111.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Dotar os formandos de conhecimentos relativos à capacidade de:
Comunicar durante situações de stress, de conflito e de emergência, com os media e com o público em geral;
Sensibilizar o público em geral e os media relativamente aos riscos e a comportamentos de prevenção e autoproteção.
Programa
Introdução, conceitos e princípios associados à comunicação em situações de catástrofe e de emergência
Aspetos da comunicação (teoria estratégias de comunicação); atuais modelos de comunicação (comunicados, briefing etc.).
Pesquisa de informação (acompanhamento de publicações, nas redes sociais e na comunicação social); formas de relacionamento com a população em geral.
Metodologia de avaliação
A avaliação contínua pode ser realizada através de teste escrito ou trabalho (a ser desenvolvido, apresentado e
discutido em sala de aula). A avaliação abrange toda a matéria lecionada durante, e corresponde a 100% da avaliação. Nota mínima de (10) dez valores.
Avaliação não contínua é realizada por exame, trabalho ou prova individual (Prova teórico-prática, individual, escrita), que aborda as componentes teórica e prática. Corresponde a 100% da avaliação. Nota mínima de (10) dez valores.
Bibliografia
- Comunicar numa situação de emergência ou de crise. Territorium,.(2007, 0 de ---). Territorium, pp. 114-120.
- Crisis and emergency risk communication lessons from the Elk River spill.(2014, 8 de agosto). Environmental Health Perspectives, pp. 122-214.
- Risk, Transformations and and Adaptation: Ideas for Reframing Approaches to Disaster Risk Reduction.(2019, 0 de ---). International Journal of Environmental Research and Public Health , pp. 2594.
Método de Ensino
Método que abrange aulas expositivas e aplicações práticas da teoria.
Espera-se desenvolver competências técnicas e organizacionais, de pesquisa e revisão bibliográfica, assim como de reflexão da utilização prática da teoria.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável