4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 10,0 T + 20,0 TP , Cód. 20145.
Docente(s)
            - Alexandra Águeda de Figueiredo (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          Compreender as diferentes pré-civilizações e civilizações da antiguidade clássica, com destaque para a civilização Grega e Romana, bem como abordar a as primeiras sociedades americanas.
Pretende-se que, no fim do ano, os alunos sejam capazes de integrar cronológica e culturalmente cada um dos estados definidos e reconheçam a cultura material.
Programa
          1.	Introdução às várias pré-civilizações e aos comportamentos humanos que dariam origem às primeiras civilizações. 
1.1 Os Sumérios, Assírios e Babilónios 
1.2 O Egipto: Vida e Sociedade 
1.3 Fenícios e Cartagineses 
1.4 Reflexos das diferentes civilizações na Península Ibérica e persistências actuais. 
2.	A Antiguidade Clássica 
2.1 A emergência, desenvolvimento e queda das civilizações Romana e Grega.  
2.2 A definição da matriz cultural ocidental: Conceitos de cidade, de lei, de território, de sociedade.  
2.3 Reflexos das diferentes civilizações na Península Ibérica e persistências actuais. 
3.	As civilizações americanas.
3.1 Olmecas
3.2 Maias
3.3 Astecas e Incas
3.4 Teotihuacan
3.5 Sociedades complexas dos Estados Unidos
Metodologia de avaliação
          Teste teórico - 100.
Os alunos podem ainda desenvolver um trabalho para melhoria de nota focando um tema sobre as antigas civilizações.
Bibliografia
          - Brandão, J.  e Oliveira, F. (2019). História da Roma Antiga.. Coimbra:  Imprensa da Universidade de Coimbra
- Bringmann,, K. (1998). Storia Romana.. Bolonha:  Il Mulino
- Cornell, T. (1995). The beginnings of Rome. Italy and Rome from the Bronze Age to the Punic Wars (c. 1000-264 BC).. Londres:  Routledge
- Monteiro, J. (2009). Grandes conflitos da História da Europa.. Coimbra:  Imprensa da Unversidade de Coimbra
Método de Ensino
          Ensino à distância com apresentação dos conteúdos de forma expositiva e aplicação de metodologias pedagógicas ativas, nomeadamante de discussão de dados e ideias, preenchimento de questionários, revisões de matéria com questionários diretos, etc
Software utilizado nas aulas
          Elearning; Plataforma à distância BBB; Powerpoints, office Word,  e outros que se considere necessário ao bom funcionamento das aulas.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 15 de outubro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















