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Ano Letivo: 2020/21

Técnicas de Arqueologia

Técnicas de levantamento cartográfico

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Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7701/2016 09/06/2016

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 27,0 TP + 27,0 TC , Cód. 3008135.

Docente(s)
- Rita Ribeiro de Carvalho Ferreira Anastácio (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não se aplica

Objetivos
Introduzir as técnicas de levantamento cartográfico e respetivas regras, através de noções fundamentais e conceitos de base das diversas disciplinas relacionadas: a geodesia, a cartografia, a fotogrametria e a detecção remota. Pretende-se ainda proporcionar contacto experimental com a leitura, medição e produção cartográfica.

Programa
1.Definições e noções cartográficas
2.Sistemas de coordenadas
4.Técnicas de produção de informação cartográfica
5.Técnicas de representação de informação cartográfica
6.Regras e normas cartográficas

Metodologia de avaliação
A metodologia de ensino visa o desenvolvimento integrado dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a sua concretização através dos objetivos definidos. Pretende-se potenciar o conhecimento, a compreensão e as competências das técnicas de levantamento cartográfica ao nível das suas diversas aplicações. Pretende-se que as aquisições das competências sejam atingidas, através da realização de exercícios de campo que requerem o conhecimento das técnicas adequadas a cada situação.
Trabalho individual 80% + trabalho de campo (presencial) 20%

Bibliografia
- GASPAR, J. (2004). Dicionário de ciências cartográficas.. Lisboa: LIDEL
- Gaspar, J. (2000). Cartas e projecções cartográficas. Lisboa: LIDEL
- Instituto Geográfico do Exército, .. (2000). Noções Gerais de Geodesia. , Lisboa. Lisboa: Instituto Geográfico do Exército

Método de Ensino
Ensino à distância, com apresentação expositiva e apresentação de casos práticos de aplicação.

Software utilizado nas aulas
Não se aplica

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

 


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