Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 92958.
Docente(s)
- João Pedro Dias Fontes da Costa (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Objetivos
Descrever a importância do alinhamento entre as Estratégias de RH e os Resultados da Empresa;
Descrever o processo de recrutamento e selecção;
Identificar os métodos e técnicas de recrutamento e selecção;
Identificar as estratégias de socialização e acolhimento;
Descrever o processo de gestão da formação e de competências;
Identificar os métodos e técnicas de desenvolvimento de competências;
Descrever as componentes das recompensas;
Descrever os modelos de carreira;
Descrever o processo de avaliação e gestão do desempenho;
Identificar as fontes e métodos de avaliação de desempenho.
Contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente a Igualdade de Género (5) e Reduzir as desigualdades (10), nos processos de GRH nas organizações.
Programa
1. Gestão estratégica de pessoas
1.1. Gestão de RH no Contexto da Organização e
Factores Envolventes
1.2. Alinhamento entre as Estratégias de RH e os
Resultados da Empresa
2. Recrutamento, selecção e acolhimento
2.1. Definição de recrutamento, selecção e
acolhimento
2.2. Processo
2.3. Métodos de recrutamento e selecção
2.4. Estratégias de socialização
3. Gestão da formação, desenvolvimento do potencial e de competência
3.1. Definições.
3.2. Perspetiva à abordagem de competências.
3.3.Competências do gestor.
3.4. Modelo de gestão de competências
3.5. Métodos e técnicas de desenvolvimento de
competências.
4. Carreiras e sistemas de recompensas
4.1. Definições.
4.2. Tipologias e âncoras de carreira
4.3. Teorias e modelos de carreira
4.4. Componentes da compensação
5. Avaliação e gestão do desempenho
5.1. Definição e objectivos.
5.2. Gestão de desempenho.
5.3. Processo contínuo de gestão de desempenho.
5.4. Fases da avaliação de desempenho
5.5. Fontes de avaliação.
5.6. Métodos de avaliação do desempenho
5.7. Erros e enviesamentos na avaliação de desempenho
Metodologia de avaliação
I. Avaliação Contínua - Realização de teste escrito e de um trabalho de grupo:
a) 1 teste escrito ponderação de 60%.
b) Trabalho de grupo (3 elementos) ponderação de 40%;
A informação acerca da temática, estrutura/ forma dos trabalhos de grupo, será disponibilizada no moodle.
Para todos os momentos de avaliação é exigida uma nota mínima de oito valores. A média das notas
deverá perfazer um mínimo de dez valores.
Bibliografia
Método de Ensino
Considerando a natureza da unidade curricular, a orientação metodológica será desenvolvida com recurso a métodos expositivo e interrogatório, realização de dinâmicas de grupos, exercícios e análise de casos.
Software utilizado nas aulas
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)