Publicação em Diário da República: Despacho n.º 4406/2017 - 22/05/2017
5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP , Cód. 929511.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
No domínio das aptidões:
.Incentivar o espírito de observação de ambientes internacionais, de inovação e de participação na mudança
.Estimular a aptidão para o trabalho em equipa
.Desenvolver a faculdade de análise de documentos diversos -textos de autor, notícias de imprensa, dados Estatísticos, entre outros- entre os hábitos e métodos de estudo
.Incentivar a eficácia de compreensão e de comunicação oral e escrita
.Estimular a capacidade crítica
No domínio das competências:
.Perceber o funcionamento dos mercados internacionais
.Perceber a importância das organizações internacionais
.Identificar a atividade e o desempenho dos gestores de marketing internacional
.Desenvolver capacidades de gestão internacional de uma forma autónoma, ética e socialmente responsável
.Desenvolver um Plano de Marketing Internacional
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - 12 Produção e Consumo Sustentáveis
Programa
1. A Dimensão e o Desafio do Marketing Internacional
2. A importância da Macroenvolvente
3. O Produto e o Serviço internacional
4. A comunicação Internacional
5. Distribuição e Logística Internacional
6. Política de preço internacional
7. Risco, organização e implementação das atividades de marketing internacional
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua: constituída por prova escrita individual, ponderação de 50%, nota mínima de oito valores, e por trabalho de grupo com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos que integram o grupo, ponderação de 50%, nota mínima de dez valores.
Avaliação por exame: Prova escrita individual, 100%.
Bibliografia
- Alon, I. e Jaffe, E. (2013). Global Marketing. Contemporary Theory. Practice and Cases.. : McGrawHill
- Doole, I. e Lowe, R. (2008). Internacional Marketing Strategy. : Cengage
- Graham, J. e Gilly, M. e Cateora, P. (2009). International Marketing. Boston: McGrawHill / Irwin
- Silva, S. e Meneses, R. e Pinho, J. (2018). Marketing Internacional - Negócios à escala global. Coimbra: ACTUAL
- Viana, C. e Hortinha, J. (2009). MArketing Internacional. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
Estudos de caso, realização de trabalhos, exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Método de ensino construtivista. Haverá uma parte expositiva. Metodologia inspirada na investigação ação.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)