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Ano Letivo: 2020/21

Conservação e Restauro

Métodos de Exame e Análise Avançados

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Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016

5.5 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 338048.

Docente(s)
- António João de Carvalho da Cruz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável

Objetivos
a) Conhecer as possibilidades dos estudos laboratoriais
b) Usar a literatura primária dedicada ao estudo material dos bens culturais
c) Usar os métodos de exame e análise para estudar os bens culturais
d) Escolher a estratégia analítica mais adequada à resolução de problemas de C&R

Programa
1. O estudo laboratorial dos bens culturais e as suas possibilidades
2. Amostragem
3. Composição
4. Técnicas
5. Datação
6. Autoria
7. Proveniência
8. Estado de conservação
9. Teste de materiais e avaliação dos tratamentos de conservação e restauro
10. Mecanismos de alteração

Metodologia de avaliação
As aulas teórico-práticas são de presença obrigatória, ficando excluído da avaliação quem exceder o número de faltas permitido pelo regulamento académico.
A avaliação é feita através de trabalhos escritos realizados ao longo do semestre (frequência) ou de um trabalho escrito final entregue nos períodos de exame. Fica dispensado de exame quem tiver média de frequência igual ou superior a 10 valores. O trabalho a entregar na época de exame é um estudo feito com base em resultados próprios (obtidos noutra UC) ou fornecidos pelo docente. Alternativamente, pode consistir na apreciação crítica da parte analítica de um relatório de estágio ou de uma dissertação disponíveis publicamente.

Bibliografia
- Artioli, G. (2010). Scientific Methods and Cultural Heritage. An Introduction to the Application of Materials Science to Archaeometry and Conservation Science. Oxford: Oxford University Press
- Craddock, P. (2009). Scientific Investigation of Copies, Fakes and Forgeries. Oxford: Butterworth-Heinemann
- Doménech Carbó, M. (2018). Análisis Químico y Examen Científico de Patrimonio Cultural. Madrid: Editorial Síntesis
- Henderson, J. (2000). The Science and Archaeology of Materials. An investigation of inorganic materials. London - New York: Routledge
- Malainey, M. (2011). A Consumer's Guide to Archaeological Science. New York: Springer
- Pinna, D. e Galeotti, M. e Mazzeo, R. (2009). Scientific Examination for the Investigation of Paintings. A Handbook for Conservator-restorers. Firenze: Centro Di
- Stuart, B. (2007). Analytical Techniques in Materials Conservation. Chichester: John Wiley & Sons

Método de Ensino
Aulas teóricas com exposição dos assuntos e aulas teórico-práticas em que são trabalhados resultados experimentais e discutidos casos seleccionados da literatura.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de junho de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


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