Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 338045.
Docente(s)
- Fernando Sanchez Salvador (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
-Sistematização de conceitos fundamentais para interpretação e intervenção sobre o património arquitectonico. A investigação, a pesquisa e a abordagem operativa sobre os edifícios históricos. O Monumento, a obra de arte, a memória e o seu enquadramento cultural, institucional e legal.
Programa
01-FUNDAMENTOS DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO.
02-TERRITÓRIO, CIDADE E ARQUITECTURA.Noções gerais de património- memória, pertença, herança. Teoria de valor. Esquema- síntese de categorias de patrimonio- noção de patrimonio material e patrimonio imaterial.
03-EVOLUÇÃO SOBRE OS CONCEITOS DE PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO.TERMINOLOGIA UTILIZADA NO ESTUDO, ANÁLISE E INTERVENÇÃO NAS PRÉ-EXISTÊNCIAS CONSTRUÍDAS.Cronologia património.Noção de património cultural.Exemplo de TOMAR
04-PATRIMONIO CONSTRUIDO.O Património Erudito, Vernacular e Industrial.CRITÉRIOS E METODOLOGIAS PARA A SUA CONSERVAÇÃO
05-SALVAGUARDA E VALORIZAÇÃO DO PATRIMONIO ARQUITECTÓNICO.Tipologias de intervenção no património edificado.Modelos de intervenção.Exemplos
06-PATRIMONIO CONSTRUÍDO,PATRIMÓNIO EDIFICADO E PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO:ABORDAGENS DISCIPLINARES.Abordagem ao edifício-monumento.A cidade como património urbano.
07-PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO COMO DOCUMENTO. Exemplos.Modelos operativos de intervenção.Caso de estudo.
08-REABILITAÇÃO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO. A CONSTRUÇÃO TRADICIONAL E AS TÉCNICAS EM PRESENÇA. Factores ocorrentes em intervenções sobre o patrimonio arquitectónico
09-TÉCNICAS DE REGISTO E INTERPRETAÇÃO. METODOLOGIAS DE LEVANTAMENTO, ANÁLISE E DIAGNÓSTICO DAS CONTRUÇÔES.Caracterização das anomalias da construção e patologias
10-ABORDAGENS EXEMPLARES, CASOS DE ESTUDO E ANÁLISE CRÍTICA.A Arqueologia da arquitectura.
11-CONSERVAÇÃO E RESTAURO DO PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO-Interdisciplinaridade.
12-CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE EDIFICIOS DO SÉCULO XX.Problemas e actitudes contemporâneas
13-OBRA PARADIGMÁTICA- PROJECTO DE LEVANTAMENTO, INSPECÇÃO E ANÁLISE:Observação directa DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO-proposta demonstrativa /Fichas de caracterização
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua (AV):
Frequência às aulas :aulas teórico-práticas de presença obrigatória, ficando excluído quem faltar a mais de 1/3 das aulas.
A avaliação tem duas componentes: teórica (T)e teórico-prática (T/P)
Esta, com um peso de 70% para a classificação final, é efectuada através de um conjunto de trabalhos realizados em aula.
A componente teórica (T), com um peso de 30%, pode ser realizada em frequência ou exame.
Fica excluído quem tiver classificação inferior a 9,5 valores na componente T/P e fica dispensado de exame quem tiver média das duas componentes igual ou superior a 9,5 valores.
Os trabalhos são elaborados e entregues no ano académico respectivo, e não transitam de ano
Bibliografia
- A.A.V.V, A. (1977). MASTER DE RESTAURACION Y RAHABILITACION DEL PATRIMONIO, VOLS 1-2-3. Madrid: Editorial, Munilla-Lèria
- A.A.V.V, A. (1999). CAMINHOS DO PATRIMÓNIO 1929-1999. Lisboa: DGEMN e Livros Horizonte
- APPLETON, J. (2003). REABILITAÇÃO DE EDIFÍCIOS ANTIGOS PATOLOGIAS E TECNOLOGIAS DE INTERVENÇÃO. Amadora: Edições Orion
- Aguiar, J. (2003). COR E CIDADE HISTÓRICA. ESTUDOS CROMÁTICOS E CONSERVACÃO DO PATRIMÓNIO. Porto: Edições FAUP
Método de Ensino
Aulas teóricas de apresentação de temas e matéria da UC, aulas teórico-práticas de apresentação de exposição dos exercícios-trabalhos, de crítica e avaliação dos mesmos aulas práticas tutoriais e de desenvolvimento dos exercícios.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)