Publicação em Diário da República: Despacho nº 9982/2016 - 05/08/2016
5.5 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 15,0 TP + 3,0 OT , Cód. 338043.
Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável
Objetivos
Compreender as problemáticas artísticas, a fim de ser capaz de dialogar com as obras de arte do ponto de vista formal e conceptual, partindo da definição de conceitos, fundamentos, objectivos e também limites, da ciência histórico-artística.
Adquirir ferramentas operativas de análise e investigação sobre as obras de arte, Construir um discurso científico que recorra a metodologias de abordagem com abertura a cruzamentos interdisciplinares.
Consciencializar para práticas da conservação e de salvaguarda,e organização estruturada de uma pesquisa analítico-descritiva devidamente contextualizada.
Desenvolver a capacidade analítica e o espírito crítico face à produção artística
Programa
I-Problematização em torno da abordagem à obra de Arte
1 - Proximidades e afastamentos epistemológicos entre Estética, História de Arte, Teorias da Arte e Crítica de Arte.
2 - Criação artística e juízo estético. O estatuto da obra de arte e sua evolução.
2.1 - O conceito de objecto artístico e o conceito de obra-prima.
2.2- A problemática do gosto. Do gosto ao estético.
2.3- Valor artístico e valor estético.
3 - Reflexões sobre a disciplina de História da Arte e sua metodologia
3.1. A disciplina da História da Arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da disciplina (de "connoisseur" a historiador-crítico de arte)
3.2 - A situação actual da História de Arte-Ciência
3.2.1- A relação da História da Arte com outras áreas e saberes científicos
3.2.2- A História da Arte como globalidade: a Micro-História da Arte, a Cripto-História da Arte e a História de Arte Total
3.3- Métodos de investigação na disciplina da História da Arte: A regesta documental, a Icononímia e a bibliografia.
3.3.1- A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
3.3.2- A pesquisa bibliográfica.
3.3.3- A observação analítica da obra de arte. Diálogos do historiador de arte com o seu objecto de pesquisa.
3.4. A construção de um trabalho de investigação.
3.4.1- Elaboração de uma ficha de leitura de obra de arte: plano, estado da questão, organização da Fortuna Histórica, da Fortuna Crítica e da Fortuna Estética. A ficha analítico-descritiva da obra de arte, notas, organização de anexos.
4- A compreensão da obra de arte.
4.1 - Noção de programa artístico e de "trans-memória" imagética.
4.2 - Os agentes da produção artística: artistas, encomendantes, mecenas, clientes.
4.3- A produção artística como "obra aberta" (Umberto Eco)
5. Fontes e géneros literários da História da Arte
5.1. Os tratados de arte (Vitrúvio, Leon Battista Alberti, Lorenzo Ghiberti, Andrea Palladio, Sebastiano Serlio)
5.2. As biografias de artistas (Giorgio Vasari, Giovan Pietro Bellori, Cirillo Volkmar Machado)
5.3. Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)
5.4. Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)
5.5. As parangonas (Benedetto Varchi)
5.6. Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes).
6. A História da Arte e a conservação / revalorização do património artístico
6.1. O inventário de património artístico
6.2. A musealização das obras de arte
6.3. A UNESCO e as grandes medidas de protecção dos bens culturais e artísticos.
II- As Teorias e a Crítica de Arte: sua importância na reflexão sobre o fenómeno artístico.
1 Ética e Estética na Antiguidade Clássica: a obra artística num mundo de deuses e heróis.
1.1 - As Teorias da Arte na Antiguidade.
1.2 Imagem mitológica e fontes literárias. Ovídeo e as Metamorfoses
1.3 - O aparecimento do "Cânone" na Grécia.
1.4 - Vitrúvio e o primeiro Tratado artístico.
2 - Arte e Beleza na Estética Medieval: a arte ao serviço da religião.
2.1- A natureza simbólica e alegórica da obra de arte.
2.2- Santo Agostinho e S. Tomás de Aquino.
2.3 -O abade Suger e S. Bernardo.
2.4 -O "Livro da Arte" de Cennino Cennini.
3 - A Época Moderna: quatro séculos de um novo paradigma artístico.
3.1- A nova teoria da imagem artística ocidental.
3.1.1 - O conceito de "bela-arte". A secularização da imagem
3.1.2 - A importância da Ekphrasis e da semiologia da arte.
3.2 - A arte como "cosa mentale" e o estatuto social do artista.
3.2.1 O movimento Neoplatónico florentino
3.3 - A consagração da Tratadística.
3.3.1 - A realidade portuguesa: Francisco de Holanda e a importância da sua obra no contexto da Teoria da Arte europeia.
3.4 - A Contra-Reforma e suas implicações na produção artística.
3.4.1 - O Concílio de Trento e os novos textos produzidos sobre matéria artística.
3.5 - O debate ideológico e o papel das artes no fim do Antigo Regime.
3.6 - As Academias: teoria e prática no ensino artístico.
4- Arte e Crítica na Contemporaneidade.
4.1- Origens da Crítica de Arte: seus limites e funções.
4.2- As Teorias da Arte: entre o excesso e a ausência teórica.
4.2.1 - O conceito de História de Arte Total
4.2.2 - A (des)construção dos conceitos de Arte e beleza.
4.2.3 - Noção de trans-contemporaneidade no exercício do "saber ver".
4.3 - A função social da Arte.
4.3.1 As novas metodologias pluridisciplinares da História da Arte
4.3.2 A conceptualização analítico-descritiva e crítica dos fenómenos artísticos
4.4 A importância de uma Nova Iconologia na abordagem à obra de arte
Metodologia de avaliação
*interesse, empenho e capacidade de apresentar trabalhos inovadores (10%)
*assiduidade, capacidade de reflexão, intervenção e discussão durante as aulas (10%)
*trabalho de investigação, escrito e apresentado oralmente - época de exames (80%)
Bibliografia
- ARGAN, G. (1988). Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Estampa
- ESQUÍVEL, P. (2007). Teoria e Crítica de Arte em Portugal. Lisboa: Colibri
- OSBORNE, R. e STURGIS, D. e TURNER, N. (2006). Art Theory for beginners. London: ZP
- RODRIGUES, A. e MOREIRA, R. (2012). Tratados de Arte em Portugal. Lisboa: Scribe
Método de Ensino
Aulas teóricas e teórico-práticas partindo da análise de obras de arte e da interpretação de textos procurando fazer o enquadramento cultural e artístico das questões em análise e convocar a reflexão dos alunos e o debate construtivo.
Apoio tutorial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicácel
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)