Publicação em Diário da República: Despacho n.º 8060/2020 - 19/08/2020
6 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 42,0 TP , Cód. 314110.
Docente(s)
- Anabela Mendes Moreira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
não aplicável (n.a.)
Objetivos
Conhecer as principais exigências funcionais de segurança e de conforto dos edifícios.
Promover a análise dos fatores que potenciam o impacte ambiental no sector da Construção.
Enfatizar a importância de sistemas, materiais e processos de construção sustentável na conceção de projetos, na execução de empreitadas, na manutenção e na desconstrução.
Conhecer medidas de prevenção e de mitigação, e compreender a sua aplicação.
Desenvolver competências de análise crítica e de auto-aprendizagem.
Programa
1. Introdução. 1.1 Enquadramento histórico do desenvolvimento de "consciência ambiental". 1.2 Fundamentos sobre os modelos de desenvolvimento sustentável. 2. Gestão ambiental. 2.1 Enquadramento UE para a gestão eficiente de energia e dos recursos hídricos. 2.2 Conceito de Análise do Ciclo de Vida. 2.3 Normalização ISO série 14000. 2.4 Rótulos ecológicos nos materiais de construção. 2.5 Gestão de RCDs e seu enquadramento legislativo. 2.6 Instrumentos institucionais para a avaliação de projetos sustentáveis (EIA e AIA). 2.7 O ruído ambiental e o seu enquadramento regulamentar. 3. Principais requisitos funcionais de segurança e conforto dos edifícios. 3.1 Comportamento higrotérmico. 3.2 Desempenho acústico. 3.3 Segurança contra risco de incêndio. 4. Indústria de Construção Sustentável. 4.1 Caracterização da indústria de construção em termos de desempenho ambiental. 4.2 Indicadores de sustentabilidade. 4.3 Integração e interligação dos princípios de construção sustentável. 4.3.1 Critérios para a seleção eficiente de materiais. 4.3.1.1 Eficiência energética. 4.3.1.2 Eficiência hídrica. 4.3.2 Iluminação e ventilação. 4.4 Principais sistemas de avaliação de sustentabilidade de sistemas construídos. 4.5 Conceito de nZEB. 5. Tecnologia e inovação no desenvolvimento de Construção Sustentável. 5.1. Redefinição de materiais e sistemas construtivos vernáculos. 5.1.1 Fibras vegetais. 5.1.2 Madeira. 5.1.3 Cortiça. 5.2 Materiais obtidos a partir de resíduos industriais. 5.3 Impressão 3D. 5.4. Cidades inteligentes (smart cities) e nZEB. 5.5 Nanotecnologia na indústria da Construção.
Metodologia de avaliação
A metodologia de avaliação contínua compreende duas componentes:
(i) um trabalho prático (TP) que é dividido em duas partes (TP1 e TP2)e realizado em época de frequência (as duas partes do trabalho são entregues em datas a definir com os estudantes), com a classificação mínima de 9 valores cotado para 20 valores e ponderação 0.5 na classificação final (TP1 tem a ponderação de 0.2 e TP2 tem a ponderação de 0.3, ou seja, TP=0.2xTP1+0.3xTP2).
(ii) uma prova escrita (PE1), realizada em época de exame, com a classificação mínima de 9 valores cotada para 20 valores e ponderação 0.5 na classificação final.
A classificação final (CF) corresponde à soma das classificações das duas componentes ponderadas: CF=0.5xPE1+0.5xTP.
A metodologia de avaliação por exame, para os estudantes que (na época de frequência) não entreguem o TP na data definida ou não alcancem a nota mínima no TP, compreende uma prova escrita de exame (PE2), realizada em época de exame ou de exame de recurso, com a classificação mínima de 10 valores cotada para 20 valores: CF=PE2.
Bibliografia
- Berge, B. (2001). The ecology of building materials. (Vol. -). '-: Architectural Press
- Bragança, L. e Mateus, R. (2011). Tecnologias Construtivas para a Sustentabilidade da Construção. . (Vol. -). -: Publindustria
- Jalali, S. e Torgal, F. (2010). Sustentabilidade dos Materiais de Construção. (Vol. -). Lisboa: TecMinho
- Pinheiro, M. (2006). Ambiente e Construção Sustentável. (Vol. -). Lisboa: Instituto do Amabiente
Método de Ensino
Métodos expositivo e cooperativo. Aulas expositivas para análise de conceitos teórico-práticos com discussão de casos práticos para promover a participação e fomentar a análise crítica. Orientação tutorial para o desenvolvimento do trabalho prático.
Software utilizado nas aulas
n.a.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de fevereiro de 2023
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)