Publicação em Diário da República: Despacho n.º 15239/2016 - 19/12/2016
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 30,0 TP , Cód. 814216.
Docente(s)
- Natércia Maria Ferreira dos Santos (2)
- Cecília de Melo Correia Baptista (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Aquisição de conhecimentos na área do desenvolvimento sustentável, nomeadamente a evolução do conceito e as medidas globais para o alcançar. Os 17 objetivos da ONU para o desenvolvimento sustentável. Conceito de biodiversidade e sua importância para o equilíbrio dos ecossistemas.
Estudo dos principais recursos naturais, das suas várias classificações, do seu valor intrínseco e das suas aplicações industriais e energéticas.
Apresentação de formas de gestão sustentada dos recursos naturais, com destaque para a agricultura sustentável, biorrefinaria e certificação florestal.
Os alunos devem ficar aptos a analisar situações de exploração e uso pouco sustentável dos biorrecursos e a propor soluções para uma utilização ambientalmente mais correta.
Programa
1 Introdução - Biodiversidade.
Desenvolvimento sustentável e qualidade ambiental. Objetivos do desenvolvimento sustentável. O valor dos recursos naturais. Classificação dos recursos naturais: recursos perenes e recursos renováveis vs. recursos não-renováveis; recursos recicláveis vs. recursos não recicláveis.
2 Recursos biológicos. Recursos florestais. Materiais lenhosos e não lenhosos caracterização, transformação e aplicações industriais. Recursos agro-alimentares caracterização e transformação. Recursos animais produção e cadeia transformadora.
3 Recursos hídricos. Importância, usos e renovação da água. Medidas da redução do desperdício e da poluição das águas.
4 Recursos minerais. Degradação dos solos. Desertificação. Recursos metálicos e não-metálicos. Características e aplicações.
5 Recursos energéticos. Dependência energética. Fontes de energia. Combustíveis fósseis. Energias renováveis. Matérias-primas para produção de biocombustíveis.
6 Gestão sustentada dos biorrecursos. Políticas de sustentabilidade. Estratégia nacional para a floresta. Boas práticas florestais. Certificação. Agricultura sustentável. Biorrefinaria. Utilização integral da matéria vegetal.
Trabalhos práticos a realizar:
TP1 - Observação macro e microscópica da estrutura da madeira.
TP2 - Observação microscópica de fibras de plantas lenhosas e não lenhosas.
TP3 - Determinação do teor de extratáveis da madeira (extração sólido-líquido em extrator de Soxhlet.)
TP4 - Obtenção de folhas de papel em formador laboratorial e determinação de algumas propriedades físico-mecânicas do papel.
TP5 - Determinação da densidade de minerais.
TP6 - Determinação do índice de empacotamento e absorção de óleo em minerais.
TP7 - Aplicação de minerais no revestimento de papéis de impressão.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
Dois mini-testes: MT1 - caps. 1,2 e 3;MT2 - caps. 4, 5 e 6;
Relatórios dos trabalhos laboratoriais efetuados (L);
Apresentação e discussão oral de um trabalho de pesquisa bibliográfica P).
Classificação final (CF):
CF = [(MT1+MT2)/2+L+P]/3
Exame final (obtém dispensa deste exame o aluno com classificação de avaliação contínua igual ou superior a 10 valores).
Bibliografia
- Clini, C. e Musu, I. e Gullino, M. (2008). Sustainable Development and Environmental Management - Experiences and Case Studies. EUA: Springer
- Fadigas, E. e Reis, L. e Carvalho, C. (2019). Energia, Recursos Naturais e a Prática do Desenvolvimento Sustentável. Brasil: Manole
- Miller Jr., G. (2007). Ciência Ambiental. S. Paulo: Cengage Learning
- Oliveira, J. (2005). Gestão Ambiental. Lisboa: Lidel - Edições Técnicas
Método de Ensino
Aulas teóricas expositivas, aulas práticas laboratoriais e aulas de apresentação e discussão de trabalhos temáticos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 08 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)