Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 814318.
Docente(s)
            - Hélder da Corte Pestana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Domínio de PHP, HTML, CSS e Javascript
Objetivos
          Adquirir conhecimentos de como desenvolver sites e aplicações dinâmicas avançadas para a web; aplicações web distribuídas com webservices; trocar informação na web com recurso linguagens para troca de informação; utilizar AJAX; usar frameworks javascript e css para acelerar o desenvolvimento.
Programa
          1.	Programação Orientada dos Objetos em PHP
1.1.	Definição de Classes
1.2.	Métodos e variáveis
1.3.	Visibilidade de Métodos e Variáveis
1.4.	Construtores e Destrutores
1.5.	Herança
2.	Tecnologias para aplicações distribuídas na Web
2.1.	Webservices
2.2.	Soap
2.3.	REST
3.	Formatos para transferência de dados na web
3.1.	XML
3.2.	JSON
4.	Ajax  Asynchronous Javascript and XML 
4.1.	O que é Ajax e quais as suas vantagens
4.2.	Instanciação do Objeto HTTP
4.3.	Envio de pedidos e tratamento de respostas
5.	Frameworks de Javascript 
5.1.	jQuery
5.2.	Angular 2
5.3.	Node.JS
6.	Frameworks de CSS
6.1.	Boostrap
6.2.	Materialize CSS
6.3.	Jquery UI
7.	Projeto
Metodologia de avaliação
          Por frequência: 
- 5% Observação direta sala de aula ou prova oral
- 25% Frequência (nota mínima 7 val.) 
- 70% Trabalho Prático Final Individual  (nota mínima 7 val.) 
Final:
- 25% Exame (nota min. 7 val.) 
- 75% Trabalho Prático (nota mínima 7 val.) 
Bibliografia
          - Abreu, L. (2013). Javascript. Lisboa:  FCA
- Remoaldo, P. (2011). CSS3. Lisboa:  FCA
- Serrão, C.  e Marques, J. (2009). PHP 5.3. Lisboa:  FCA
- Tavares, F. (2016). PHP com Programação Orientada a Objetos. Lisboa:  FCA
Método de Ensino
          Aulas teórico-práticas onde se propõem a resolução de casos práticos.
Software utilizado nas aulas
          Atom, VS Code ou outro editor Web
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    
    

















