Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81430.
Docente(s)
- Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
N/V
Objetivos
Os alunos devem:
A- Entender a Língua Portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da mundivisão e da mundividência, aprendendo casos paradigmáticos de realização linguística coerente e coesa de representação
B- Desenvolver competências gramaticais no âmbito da gramatica da frase, do texto e do discurso , assim como as formas de realização enunciativas
C- Compreender e interpretar textos orais e escritos, de acordo com as teorias interpretativas e de análise do discurso.
D- Adquirir técnicas de expressão oral e escrita. Dominar as noções de espaço e de tempo na realização e projeção do discurso; dominar o estilo de escrita adequado às diversas realizações; dominar as formas de oralidade adequadas às diferentes situações enunciativas
Programa
. Formas de Comunicação:
1.1. comunicação verbal;
1.2. comunicação não-verbal;
1.3. Ruído na comunicação.
2. Enunciação:
2.1. Enunciação da Língua;
2.2. Modalização do discurso.
3. Casos morfossemânticos e morfossintáticos:
3.1. Deixis - Deixis subjetiva e intersubjetiva;
3.2. Tipologia da Deixis;
3.3. Deixis e Produtividade Referencial;
3.4. Implicação Convencional e o comportamento especial da conjunção "mas".
4. Expressão escrita:
4.1.Estrutura textual - coerência e coesão; referência, sentido e anáfora;
4.2. Tipologia Textual - resumo; síntese e recensão;
4.3. Regras de elaboração de trabalhos académicos.
5.Expressão oral:
5.1 Análise da conversação;
5.2. Interação verbal - competência comunicativa; componentes da interação verbal: atores, contexto;
5.3. Tipologia dos atos diretivos;
5.4. Argumentação;
5.5.Exercícios práticos: postura e escolhas discursivas em situação de interacção - a entrevista, a reunião, o debate, a exposição Temática e a apresentação de trabalhos académicos.
Metodologia de avaliação
Avaliação por frequência (Contínua):
- exercícios em contexto de aula (10%);
- trabalho escrito com exposição oral (20%);
-Trabalho escrito com exposição oral (20%)
- 1 prova escrita(50%)
Avaliação por Exame (normal e recurso):
- Prova Escrita + Oral 100%
Bibliografia
- Correia, J. (1978). Introdução às técnicas de Comunicação e de Expressão. (Vol. 1). (pp. 1---). Lisboa: Novidades Pedagógicas
- Faria , I. (1996). Introdução à Linguística Geral. Lisboa: Caminho
- Figueiredo, E. (2003). Da língua ao Discurso. (Vol. 1). (pp. 1---). Porto: Porto Editora
- LOPES, M. (2015). Gramática Prática de Português. . Lisboa: Raiz Editora
Método de Ensino
a)Aulas teóricas expositivas
b)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática.
c)Tutorias
Software utilizado nas aulas
PowerPoint
apoio moodle
Plataforma TEAMS