Publicação em Diário da República: Despacho n.º 9184/2020 - 25/09/2020
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 28,0 PL + 28,0 TP + 5,0 OT , Cód. 81430.
Docente(s)
            - Maria da Conceição Correia Salvado Pinto Pereira Barras Romana (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          N/V
Objetivos
          Os alunos devem: 
A- Entender a Língua Portuguesa como um instrumento de acesso a formas de representação da mundivisão e da mundividência, aprendendo casos paradigmáticos de realização linguística coerente e coesa de representação 
B- Desenvolver competências gramaticais no âmbito da gramatica da frase, do texto e do discurso , assim como as formas de realização enunciativas 
C- Compreender e interpretar textos orais e escritos, de acordo com as teorias interpretativas e de análise do discurso. 
D- Adquirir técnicas de expressão oral e escrita. Dominar as noções de espaço e de tempo na realização e projeção do discurso; dominar o estilo de escrita adequado às diversas realizações; dominar as formas de oralidade adequadas às diferentes situações enunciativas
Programa
          . Formas de Comunicação: 
1.1. comunicação verbal;  
1.2. comunicação não-verbal;  
1.3. Ruído na comunicação. 
2. Enunciação: 
2.1. Enunciação da Língua;  
2.2. Modalização do discurso. 
3. Casos morfossemânticos e morfossintáticos:  
3.1. Deixis - Deixis subjetiva e intersubjetiva;  
3.2. Tipologia da Deixis;  
3.3. Deixis e Produtividade Referencial;  
3.4. Implicação Convencional e o comportamento especial da conjunção "mas". 
4. Expressão escrita:  
4.1.Estrutura textual - coerência e coesão; referência, sentido e anáfora; 
4.2. Tipologia Textual - resumo; síntese e recensão; 
4.3. Regras de elaboração de trabalhos académicos. 
5.Expressão oral: 
5.1 Análise da conversação; 
5.2. Interação verbal - competência comunicativa; componentes da interação verbal: atores, contexto; 
5.3. Tipologia dos atos diretivos; 
5.4. Argumentação;   
5.5.Exercícios práticos: postura e escolhas discursivas em situação de interacção - a entrevista, a reunião, o debate, a exposição Temática e a apresentação de trabalhos académicos. 
Metodologia de avaliação
          Avaliação por frequência (Contínua): 
- exercícios em contexto de aula (10%); 
- trabalho escrito com exposição oral (20%); 
-Trabalho escrito com exposição oral (20%)
- 1 prova escrita(50%) 
 Avaliação por Exame (normal e recurso): 
- Prova Escrita + Oral 100%
Bibliografia
          - Correia, J. (1978). Introdução às técnicas de Comunicação e de Expressão. (Vol. 1). (pp. 1---). Lisboa:  Novidades Pedagógicas
- Faria , I. (1996). Introdução à Linguística Geral. Lisboa:  Caminho
- Figueiredo, E. (2003). Da língua ao Discurso. (Vol. 1). (pp. 1---). Porto:  Porto Editora
- LOPES, M. (2015). Gramática Prática de Português.  . Lisboa:  Raiz Editora
Método de Ensino
          a)Aulas teóricas expositivas  
b)aulas teórico-práticas onde se propõe a realização de exercícios de aplicação prática. 
c)Tutorias
Software utilizado nas aulas
          PowerPoint 
apoio moodle
Plataforma TEAMS

















