IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Gestão Turística e Cultural

Sistema Turístico

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 14880/2013 de 15/11/2013

4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 30,0 TP , Cód. 964101.

Docente(s)
- Luís Manuel Mota dos Santos Figueira (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
No final do curso os alunos devem demonstrar ter competências instrumentais, interpessoais e sistémicas (compreensão, conhecimento genérico e específico sobre a realidade da UC), nos domínios do sistema turístico em geral.
A organização do Portefólio contribui para que cada estudante compreenda as suas aquisições ao longo do processo de trabalho em horas de contacto e trabalho autónomo

Programa
1. Introdução ao turismo, sustentabilidade e os ODS 2030 da ONU - Organização formal do portefólio
2. O desenvolvimento sustentável: estudo de casos
3. Visão histórica e seu significado
4. Economia do turismo e efeitos como fenómeno social
5. A CST e sua importância no sistema turístico
6.O POGO e seu funcionamento prático
6.1. Organização final do Portefólio.
7. Apresentações e balanço crítico da u.c.

Metodologia de avaliação
Avaliação contínua com base na frequência das aulas: teste escrito, trabalhos e exame. 50% teste/exame (teórica); 50% trabalho temático de Portefólio (prática). Nota mínima de 10 valores para aprovação na unidade curricular.

Bibliografia
- Beni, M. (2001). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: Senac
- Boyer, M. (1996). L?Invention du Tourisme. s/l: Gallimard
- Leiper, N. (1990). Tourism Systems. New Zeland: Massey University-New Zeland
- OMT, O. (2005). Introdução ao Turismo. São Paulo: Roca Lda
- Org, U. (0). Objetivos de desenvolvimento sustentável - ODS 2030-ONU. Acedido em 22 de fevereiro de 2021 em https://unric.org/pt/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/

Método de Ensino
Método expositivo e experimental, com pesquisa, revisão bibliográfica e saídas de campo. Trabalhos práticos realizados individualmente ou em grupo. O Portefólio, individual, regista as aquisições dos estudantes. Uso do PBL como método de base.

Software utilizado nas aulas
A determinar em função das necessidades ao longo do processo. Uso dos sistemas TEAMS e ZOOM e de outros que a atual conjuntura determinar

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado