Publicação em Diário da República: Despacho nº 1887/2016 - 05/02/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP + 15,0 OT , Cód. 964020.
Docente(s)
- Ana Luísa Junça da Silva (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
1. Compreender os novos desafios da função de GRH ao nível das competências e da
performance;
2. Diagnosticar e avaliar competências;
3. Compreender o papel da formação no desenvolvimento de novas competências;
4. Identificar e caraterizar métodos e técnicas de avaliação de desempenho.
5. Avaliar o processo de avaliação de desempenho.
ODS: 4. Educação de qualidade. 10. Reduzir as desigualdades.
Programa
1.Competências.
2.Gestão de competências e do conhecimento.
3.Modelos de diagnóstico e intervenção.
4.Enquadramento da avaliação de desempenho na política e nos sistemas de GRH.
5.Objectivos da avaliação de desempenho 6.Instrumentos da avaliação de desempenho
7.Princípios psicométricos
8.Fontes de avaliação.
9.A comunicação na avaliação de desempenho.
10.Formação da avaliação de desempenho.
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 2 trabalhos (grupo) (40%:apresentação oral+relatório)+ frequência (50%).
Assiduidade:10%
Avaliação final: Exame(100%).
Ficam aprovados os alunos que obtiverem em cada um dos momentos de avaliação classificações acima de 9.5
Bibliografia
- Alves Marques, C.(2008). Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo
- Caetano, A. (2008). Avaliação do Desempenho - Metáforas, Contextos, e Práticas. (Vol. 1). (pp. 1-398). Lisboa: Editora RH
- Ceitil, M. (2006). Gestão e Desenvolvimento de Competencias. Lisboa: Edições Sílabo
Método de Ensino
A metodologia pedagógica inclui a exposição sistematizada, exercícios práticos e discussões em
sala de aula, análise de casos (em pequenos grupos) e trabalho autónomo de estudo e análise
de sistemas de avaliação.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)