Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 1º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 81869.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          n.a.
Objetivos
          1.	Ser capaz de apresentar uma visão global da análise económica;
2.	Dominar a metodologia da lógica económica;
3.	Dominar os principais conceitos e domínios de aplicação da microeconomia;
4.	Compreender e dominar dos conceitos elementares da macroeconomia;
5.	Compreender e analisar dos principais indicadores económicos agregados;
6.	Compreender e aplicar políticas económicas e ciclos económicos de curto prazo: a envolvente macroeconómica das empresas;
7.	Analisar as determinantes do crescimento económico;
8.	Compreender o funcionamento e a importância dos mercados financeiros na Economia;
9.	Saber aplicar os principais conceitos da microeconomia e macroeconomia à sua área central de estudo.
Programa
          I - Princípios Básicos de Economia
I.1 Objeto e Metodologia da Ciência Económica (CE)
I.2 As Grandes Correntes do Pensamento Económico
I.3 Princípios Fundamentais da Teoria Económica
II - Introdução à Microeconomia
II.1 Principais conceitos 
II.2 Teoria do consumidor 
II.3 Teoria do produtor 
III - Introdução à Macroeconomia
III.1 Principais conceitos 
III.2 A procura e oferta agregada
III.3 Medição da atividade económica: contas nacionais
III.4 Consumo e Investimento
III.5 Teorias da determinação do produto e política fiscal. 
III.6 Moeda, política monetária e a banca comercial
III.7 Políticas monetária e fiscal: Efeitos no desemprego e inflação.
III.8 Crescimento económico e comércio internacional.
IV  Os Mercados Financeiros e a Economia
IV.1 Principais conceitos
IV.2 Funcionamento dos mercados financeiros
Metodologia de avaliação
          Avaliação Única: realização de um Exame Final ou Avaliação Contínua (Nota mínima de 9 valores): 50% Teste escrito + 50% Teste escrito.
Bibliografia
          
Método de Ensino
          É utilizado o método expositivo a fim de explanar as principais temáticas teóricas da unidade curricular. É utilizado o método interrogativo recorrendo ao diálogo e à formulação de debates. O método ativo permite aos alunos terem o papel central.
Software utilizado nas aulas
          

















