Publicação em Diário da República: Despacho n.º 7571/2019 - 26/08/2019
5 ECTS; 3º Ano, Anual, 42,0 TP , Cód. 818626.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
n.a.
Objetivos
Saber alinhar um projeto com a estratégia organizacional e equacionando cenários de otimização;
Saber macro estimar um projeto imobiliário em termos de custo tendo em consideração o histórico;
Compreender o conceito de projeto sabendo, em situações reais, identificar e definir adequadamente as fronteiras do seu âmbito;
Compreender o contexto da prática e competência da Gestão de Projeto numa despectiva organizacional;
Conhecer, compreender e saber aplicar a framework da Gestão de Projetos segundo o normativo PMBoK® 2008 do PMI, em particular aos tipos de projetos que decorrem no Sector Imobiliário;
Dominar as principais técnicas aplicadas no processo da iniciação, planeamento e controlo da gestão de um projeto, PBS, WBS, PDM, CPM, RBS, ADE, RLV e RLD;
Saber monitorizar e controlar a evolução de um projeto, bem como tomar medidas preventivas e corretivas através da técnica EVM;
Saber explorar as ferramentas de software MS Project e MS Excel na gestão de um projeto.
Familiarizar os alunos com métodos de resolução de problemas utilizados pela Investigação Operacional para resolver problemas de análise de redes.
Programa
1. Introdução à gestão de projeto
2. Técnicas de avaliação qualitativa de projetos
3. Técnicas de macro estimação paramétrica de projeto
4. Análise de redes através dos métodos CPM e Pert
5. Processo de planeamento
5.1. Técnica de Definição do Âmbito
5.2. Técnica de Decomposição do Âmbito
5.3. Técnicas de Sequenciamento do Projeto
5.4. Técnicas de Estimação de Recursos e Prazos
5.5. Técnicas de Otimização do Projeto
6. Processo de controlo
6.1. Introdução à Técnica de EVM
6.2. Controlo do projeto baseado em EVM
Metodologia de avaliação
Avaliação Única: realização de um Exame Final ou Avaliação Contínua (Nota mínima de 9 valores): 60% Exame Final + 40% Trabalho Prático.
Bibliografia
Método de Ensino
É utilizado o método expositivo a fim de explanar as principais temáticas teóricas da unidade curricular. É utilizado o método interrogativo recorrendo ao diálogo e à formulação de debates. O método ativo permite aos alunos terem o papel central.
Software utilizado nas aulas