Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
5 ECTS; 2º Ano, 2º Semestre, 60,0 TP , Cód. 9152321.
Docente(s)
            - Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Implementar um plano de marketing através da gestão das políticas de marketing. Elaboração de um plano de comunicação e de marketing digital. Desenvolver novos produtos, pricing e definir os canais de distribuição. Políticas de merchandising. Serviços de pós-venda e controlo de qualidade.
Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - 12 Produção e Consumo Sustentáveis
Programa
          1-A política de produto;
2-A política de preço;
3-A política de distribuição;
4-A política de comunicação;
5-Marketing Digital e os novos meios;
6-Merchandising e gestão do ponto de venda;
7-Serviços pós-venda e controlo de qualidade.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: 
Trabalho prático (T1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores; Teste escrito (T2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (T1+T2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos elementos de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações T1 ou T2.    
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois elementos de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores. 
Exame em Época Normal e Melhoria e Exame de Recurso e Melhoria:  
Prova escrita (100%) 
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores. 
Bibliografia
          - Dionísio , P.  e Outros, . (2015). Mercator XXI - Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática. Lisboa:  Publicações Dom Quixote
- Donnellan, J. (2013). Merchandising Buying and Management. London:  Bloomsbury
- Kotler, P.  e Al, E. (2008). Principles of Marketing. UK:  Prentice Hall
Método de Ensino
          O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 18 de março de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















