Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 60,0 TP , Cód. 915232.
Docente(s)
            - Maria do Rosário Mendes Godinho Passos Baeta Neves (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Os estudantes devem ser capazes de: a) Dominar conceitos, teorias, modelos e políticas económicas basilares e relevantes do comportamento dos agentes económicos agregados; b) Identificar, analisar e resolver problemas de natureza económica em ambiente agregado; c) Saber aplicar técnicas de cálculo.
Programa
          1. Introdução
1.1. O que é a economia. O problema da escassez e os bens económicos
1.2. A interdisciplinaridade da economia
1.3. Os tipos de organização económica
1.4. A presença do Estado na vida económica
2. A medição da actividade económica
2.1. A contabilidade nacional: definição, evolução histórica e os diversos agregados macroeconómicos
2.2. As ópticas da medição da actividade económica: produção, rendimento e despesa
2.3. A avaliação da actividade económica a preços constantes e a preços correntes
3. Economia internacional
3.1. Organizações internacionais de cooperação e integração
3.2. Câmbios, pagamentos internacionais e balança de pagamentos
3.3. A união europeia
3.4. A globalização
3.5. As consequências da economia aberta
4. As políticas macroeconómicas
4.1. As políticas orçamental, fiscal, monetária e cambial
4.1.1 Rendimento e política orçamental
4.1.1.1 As componentes do rendimento nacional
4.1.1.2. O multiplicador: conceito, dedução e interpretação
4.1.1.3. O conceito de acelerador
4.1.1.4. As políticas orçamental e fiscal
4.1.1.5. A inflação e o desemprego
4.1.2 Política monetária
4.1.2.1. A moeda: definição, evolução histórica e os diversos agregados monetários
4.1.2.2. A criação monetária
4.1.2.3. A procura e a oferta de moeda
4.1.2.4. O mercado monetário/mercado de bens e serviços
4.2. A concertação social
4.3. As consequências da policy-mix
5. A economia portuguesa
5.1. As políticas macroeconómicas pós-euro e os factores de crescimento económico
5.2. Análise final de documentos síntese: grandes opções do plano, orçamento do Estado, programa de estabilidade e crescimento, relatórios de conjuntura nacionais e de organizações comunitárias ou mundiais
Metodologia de avaliação
          Avaliação por Frequência (Contínua): 
	Prova escrita 1  50% 
	Prova escrita 2  50% 
	Serão excluídos do regime de avaliação contínua os alunos que:
o	não obtenham uma classificação mínima de 7 valores na prova escrita;
A classificação final resulta da média aritmética simples de todos os elementos de avaliação.
Avaliação por Exame (Normal e Recurso): 
	Prova escrita  100% 
A prova escrita integra toda a matéria lecionada ao longo do semestre. Classificação mínima para aprovação: 10 valores.
Bibliografia
          - Bernanke, B.  e Frank, R. (2012). Princípios de Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
- Fialho de Sousa, E.  e Manuel da Costa Gomes, O.  e Barradas, R. (2019). Análise Económica - Conceitos e Exercícios Resolvidos. Lisboa:  Edições Sílabo
- Nordhaus, W.  e Samuelson, P. (2011). Economia. Lisboa:  McGraw-Hill
- Santos, J.  e Braga, J.  e Teixeira,  .  e St. Aubyn, M. (2002). Macroeconomia. Lisboa:  McGraw-Hill
Método de Ensino
          Os tópicos do plano programático são apresentados através de lições, estudo de casos e exercícios aplicados
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















