Publicação em Diário da República: Despacho nº 3393/2016 - 04/03/2016
4 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 TP , Cód. 9152315.
Docente(s)
- Maria de Fátima Rodrigues Pedro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Discutir e reflectir sobre os princípios éticos do consumo;
Perceber os agentes e as dinâmicas dos mercados;
Conhecer os principais métodos de estudo;
Elaborar uma estratégia de marketing;
Conhecer as especificidades do marketing e da gestão da marca.
Programa
I - Introdução.
1-Princípios do marketing (história e ética empresarial);
2-Função marketing: conceitos, definições e evolução.
II - Compreender o mercado.
1-Análise do mercado e do dos seus atores;
2-Os estudos de mercado;
3-Teorias e modelos explicativos do comportamento do consumidor;
4-Segmentação;
5-Posicionamento.
III - A marca.
IV - Estratégia, planeamento e controlo de marketing.
1-Estratégia e plano de marketing;
2-O planeamento e o controlo de marketing.
Metodologia de avaliação
Avaliação contínua:
A avaliação continua é constituida por duas componentes: um trabalho prático (C1), com apresentação e discussão, obrigatória para todos os elementos do grupo, ponderação de 40%, nota mínima de 10 (dez) valores e um teste escrito (C2), ponderação de 60%, nota mínima de 8 (oito) valores.
A Classificação final é expressa por (CF=0,40C1+0,60C2), desde que a nota mínima tenha sido obtida em cada um dos componentes de avaliação. Caso contrário, a classificação final será igual à menor das classificações C1 ou C2.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final dos dois componentes de avaliação, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Avaliação não contínua:
A avaliação não contínua é constituída por um teste escrito (100%), realizado sem qualquer elemento de consulta.
Os alunos são aprovados à unidade curricular se a classificação final, arredondada às unidades, for superior ou igual a 10 (dez) valores.
Bibliografia
- Chernev, A. (2018). Strategic Marketing Management. USA: Cerebellum Press
- Dionísio , P. e Outros, . (2015). Mercator XXI - Mercator da Língua Portuguesa - Teoria e Prática. Lisboa: Publicações Dom Quixote
- Kotler, P. e Outros, . (2008). Principles of Marketing . UK: Prentice Hall
- Maçães, M. (2019). Marketing Estratégico. Lisboa: Actual
Método de Ensino
O ensino visa promover a leitura e discussão de estudos de caso, a realização de trabalhos de curta e média duração, assim como a exposição de conceitos e o visionamento de casos.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 17 de novembro de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)