Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 15,0 T + 15,0 PL , Cód. 9152134.
Docente(s)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
O aluno deve ser capaz de explicar e identificar diferentes modelos de liderança;
Compreender a evolução histórica dos modelos de liderança e respetivo contexto;
Desenvolver o espírito crítico, compreender as contingências e desafios do líder e do gestor;
Distinguir os conceitos de gestão e liderança;
Identificar fatores individuais e grupais nas várias abordagens de liderança;
Identificar contextos organizacionais
Programa
1.Poder, influencia e liderança nas organizações.
- Persuasão e influência.
2.Gestão e Liderança.
- Gerir versus liderar.
- Gestores versus líderes.
- Liderança visionária, estratégica, e gestionária.
- Liderança e gestão.
3.Modelos de abordagem.
- Teoria dos traços de personalidade: Traços e tipos; Modelo Myers Briggs.
- Teorias comportamentais: managerial grid.
- Teorias contingenciais: modelo de Tannebaum e Schmidt; modelo contínuo autocrático-democrático; modelo de Fiedler; modelo situacional de Hersy e Blanchard.
4. Novas abordagens de liderança:
-Liderança carismática.
-Liderança transformacional.
-Liderança visionária.
-Liderança emocional.
-Liderança ressoante.
Metodologia de avaliação
A avaliação sendo continua engloba casos práticos e questionários feitos em aula, sendo a avaliação periódica constituída por duas prova de frequência. A soma das duas avaliações terá de somar, no mínimo 9,5 valores para dispensar de exame.
Bibliografia
- Adair, J. (2013). Develop Your Leadership Skills. (Vol. 1). (pp. 1-247). London: Kogan Page
- Owen, J. (2014). The Leadership Skills Handbook - 50 Essential Skills You Need to be a Leader. (Vol. 1). (pp. 1-240). London: Kogan Page
- Rego, A. e Cunha, M. (2007). A Essência da Liderança. Lisboa: Editora RH
- Rego, A. e Pina e Cunha, M. (2013). Lideranca Positiva. (Vol. 1). (pp. 1-30). Lisboa: Sílabo
Método de Ensino
Expositivo, interrogativo e experiencial.
Software utilizado nas aulas
Não aplicável.