Publicação em Diário da República: RCC 01/04/2011 [DR.7678/2011 26.05.2011]
5 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 45,0 PL , Cód. 9152121.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          No final desta uc, o aluno deve ser capaz de:-Explicar os princípios da comunicação;-Entender a comunicação empresarial (interna, institucional e comercial);-Saber fazer o plano de comunicação;-Realizar assessoria de comunicação;-Estabelecer objectivos e técnicas negociação empresarial.
Programa
          1.	Introdução ao processo de comunicação
a.	Principais conceitos
2.	O processo de comunicação
a.	Teorias da Comunicação
b.	Elementos da comunicação
c.	Tipologias da comunicação
3.	Psicossociologia da comunicação
a.	Liderança e Motivação
b.	Influência e persuasão
4.	Comunicação interna: publicações e gestão de eventos
5.	Comunicação institucional: gestão da marca e responsabilidade social
6.	Comunicação comercial: gestão das gamas e portfólio
7.	Comunicação e o ciclo de vida do produto
8.	Plano de comunicação
a.	Negociação empresarial: objetivos e técnicas
9.	Assessoria de comunicação
Metodologia de avaliação
          Dossier-10%
Apresentação Oral - 20%
Group work - 20%
Teste - 50% (mínimo de 10 valores)
Exame final- 100% (mínimo de 10 valores)
O aluno deve assegurar assiduidade superior a 70% e deve estar presente nos momentos de avaliação.
Bibliografia
          - Dionisio, P. (2001). Mercator. Lisboa:  Dom Quixote
- Dionisio, P. (2015). Mercator da Língua Portuguesa. Lisboa:  Dom Quixote
- Marques, V. (2014). Marketing Digital 360. Lisboa:  Actual Editora
- Monteiro, D. (2014). Comunicação 2.0. Lisboa:  Actual Editora
Método de Ensino
          Ensino presencial com recurso a textos, vídeos e casos práticos. Situações de role-playing e simulação.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável

















