Publicação em Diário da República: Despacho nº 14312/2015 - 02/12/2015
2 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 30,0 TP + 1,50 OT , Cód. 912350.
Docente(s)
            
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Neste curso, será ocupado com o ensino de engenharia, que envolve a referência à ética profissional dos engenheiros. Esta UC visa permitir a capacitação do estudante para a sua tomada de decisão ética, seja como liders ou como membros de grupos de trabalho.
Programa
          1.	Introdução à ética para Engenheiros: 
1.1.	Definição de Ética;
1.2.	Ética e Moral;
1.3.	Ética Profissional;
1.4.	Associação Portuguesa de Ética Empresarial;
1.5.	 Comissão Técnica de Ética;
1.6.	Normalização Internacional;
1.7.	ISO 26000.
2.	Liderança ética, responsabilidade individual e virtudes do Engenheiro:
2.1.	As dez lições de liderança;
2.2.	Construindo a Confiança;
2.3.	Pensamento grupal - o que podem fazer os líderes;
2.4.	Responsabilidade dos engenheiros/ responsabilidade do sistema
2.5.	Os códigos de ética e conduta profissional
3.	Whistleblowing:
3.1.	Introdução;
3.2.	A ambiguidade moral do Whistleblowing;
4.	Engenheiros numa encruzilhada:
4.1.	Introdução;
4.2.	Lealdade à empresa;
4.3.	Denúncia permissível/ obrigatória;
4.4.	Deveres;
4.5.	Denúncia anónima;
4.6.	Linhas de orientação para engenheiros dissidentes por motivos éticos.
5.	A moral:
5.1.	O triângulo dilemático;
5.2.	Responsabilidade do sistema;
5.3.	Os riscos da responsabilidade individual;
5.4.	Obediência cega à cadeia de comando;
5.5.	Obsessão por cumprir objetivos predefinidos;
5.6.	Confiança;
5.7.	Liderança;
5.8.	Lealdade à empresa;
5.9.	Objetivismo moral, subjetivismo moral e ética situacional.
6.	Casos práticos:
6.1.	Lealdades;
6.2.	Direitos de propriedade;
6.3.	Economia a quanto obrigas;
6.4.	Desonestidades e honestidades;
6.5.	Estágio
6.6.	Quando a cooperação é penalizada.
Metodologia de avaliação
          Trabalho teórico prático com 60% para o relatório escrito e 40% para a apresentação e defesa.
Bibliografia
          - Rego, A. (2010). Ética para engenheiros. LX:  Lidel
Método de Ensino
          Método teórico ? prático com frequência de análise de casos relacionados com a matéria dada. Recurso ao data-show.
Software utilizado nas aulas
          PowerPoint; Word

















