Publicação em Diário da República: Despacho n.º16228/2009 - 15/07/2009
6 ECTS; 3º Ano, 1º Semestre, 28,0 T + 42,0 PL + 5,0 OT + 5,0 O , Cód. 911921.
Docente(s)
- José Casimiro Nunes Pereira (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
No final do curso, os alunos devem ser capazes de:
(1) - especificar requisitos funcionais e não-funcionais
(2) - identificar e descrever as propriedades dos requisitos
(3) - identificar e descrever as principais técnicas de recolha de requisitos
(4) - identificar e descrever os diversos diagramas da linguagem UML
(5) - modelar um Sistemas de Informação, recorrendo à linguagem UML e ao método RUP
(6) - identificar os princípios a aplicar nos testes de software e os fundamentos de testes de software
Programa
(1)- Definição de requisitos de sistemas
(a)- O que é um Sistema de Informação
(b)- Análise de Requisitos
(c)- Requisitos Funcionais vs. Requisitos Não-Funcionais
(d)- Qualidades a observar pelos requisitos
(e)- Estratégias e métodos de recolha de requisitos
(2)- UML (Unified Modelling Language)
(a)- A importância da Modelização
(b)- Introdução e perspetiva histórica da UML
(c)- A notação da linguagem UML
(d)- Estudo dos diversos Diagramas UML
(d.1)- Diagrama de Use Cases
(d.2)- Diagrama de Classes
(d.3)- Diagrama de Atividades
(d.4)- Diagrama de Estados
(d.5)- Diagrama de Sequência
(d.6)- Diagrama de Instalação
(d.7)- A representação de Bases de Dados usando UML
(3)- Modelação de um sistema de informação
(a)- Descrição de um sistema de informação, utilizando a UML
(b)- Construção de protótipo exploratório
(4)- Testes de software
(a)- Porque testamos?
(b)- Os 7 princípios de testes
(c)- Planeamento, conceção, controle e execução de testes
(d)- Testes através do ciclo de vida do software
Metodologia de avaliação
- Teste escrito, sem consulta, nas épocas de exame (40% nota final);
- Trabalho prático (50 % nota final);
- Trabalhos intercalares (10 % nota final).
Nota mínima em cada uma das componentes: 7,0 valores
Bibliografia
- Borges, J. (2015). Modelação de Dados em UML - Uma abordagem por problemas. Portugal: FCA - Editora de Informática, Lda
- Fowler, M. (2007). UML distilled, 3rd Ed. NY: Addison-Wesley
- O`Neill, H. e Nunes, M. e Ramos, P. (2010). Exercícios de UML. (pp. 1-288). Lisboa: FCA / LIDEL
- Stevens, P. (2006). Using UML - Software Engineering with Objects and Componentes. England: Addison-Wesley
Método de Ensino
Apresentação de aulas teóricas expositivas, sobre a matéria lecionada, seguida de aulas teórico-práticas, onde serão resolvidos exercícios.
Software utilizado nas aulas
Visual Paradigm
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 21 de junho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)