Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
4.5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 45,0 T + 3,0 O , Cód. 964438.
Docente(s)
            - Maria João Bom Mendes dos Santos (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          1. sensibilizar os alunos para o papel do Design e do designer na nossa sociedade; 
2. desenvolver capacidades críticas e interventivas no campo do Design em geral e da Comunicação gráfica em particular.
Programa
          1. O futurismo, o Dadaísmo e o Surrealismo;
2. O suprematismo e o Construtivismo russos;
3. O De Stijl;
4. A Bauhaus;
5. Jan Tschichold e a Nova Tipografia;
6. Eric Gill e a Gill Sans;
7. O Estilo Tipográfico Internacional;
8. A New Wave;
9. O Modernismo americano;
10. O design retro;
11. Os pioneiros do design digital.
Metodologia de avaliação
          Avaliação em época de frequência:
A avaliação contempla os trabalhos teóricos desenvolvidos nas aulas (que valem 50% na nota final) e um teste final  (que vale 50% na nota final).
Avaliação em exame ou recurso:
Só serão admitidos a exame os alunos que tenham realizado, pelo menos, sete trabalhos teóricos em época de frequência.
A avaliação contempla, da mesma forma que em frequência, os trabalhos teóricos desenvolvidos nas aulas (que valem 50% na nota final) e um teste  (que vale 50% na nota final).
Bibliografia
          -  BLACKWELL,  . (1993). La tipografia del siglo XX. Madrid:  Editorial Gustavo Gili
- FRASCAR, J. (2004). Communication Design, Principles, Methods and Practice. New York.:  Allworth Press
- HELLER & CHWAST, S. (1988). From Victorian to post-modern. London:  Thames and Hudson
- JULIER, G. (1997). The thames & Hudson dictionary of 20th century design and designers. London:  Thames & Hudson
Método de Ensino
          1. Sessões expositivas com recurso ao datashow, imagens e vídeos.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















