IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2019/20

Design e Tecnologia das Artes Gráficas

Comportamento Organizacional

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013

3 ECTS; 3º Ano, 2º Semestre, 45,0 TP + 3,0 O , Cód. 964433.

Docente(s)
- Isabel Maria da Cruz Ferreira (1)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Não aplicável.

Objetivos
Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos principais processos organizacionais comportamentais a nível individual e grupal numa organização; Desenvolver competências para melhor compreensão/gestão das pessoas, a nível interpessoal/grupal. Desenvolver sentido crítico e reflexivo em Comportamento Organizacional.

Programa
1. Delimitação conceptual do Comportamento Organizacional (principais contributos de diversas áreas científicas)
2. Comunicação (funções, níveis de análise, processo comunicacional, competências comunicacionais, estilos pessoais de comunicação)
3. Motivação (processo motivacional, principais teorias e satisfação no trabalho)
4. Liderança (teorias, principais estudos e resultados organizacionais)
5. Comportamentos de cidadania nas organizações (justiça, atitudes, características personalidade, consequências).

Metodologia de avaliação
- Em época de frequência: realização de dois trabalhos escritos (ao longo do semestre) e uma prova escrita (no final do semestre) para admissão ou dispensa de exame. 1.º trabalho peso 20% + 2.º trabalho peso 20% + prova escrita peso 60%. Dispensa de exame com classificação igual ou superior a 9,5 (nove vírgula cinco) valores.
- Épocas de exame estabelecidas: prova escrita.

Bibliografia
- CAETANO, A. (2011). Manual de Psicossociologia das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
- GIBSON, J. (2006). Organizações. Comportamento, estrutura e processos. São Paulo: McGraw-Hill.
- NEWSTROM, J. (2008). Comportamento Organizacional. O Comportamento Humano no trabalho . São Paulo: McGraw-Hill.
- PINA e CUNHA, M. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora Recursos Humanos.
- REGO, A. (2016). Comunicação pessoal e Organizacional. Lisboa: Editora Sílabo.
- ROHRICH, O. (2014). Os 11 Elementos da Motivação. Lisboa: Lidel Idioma.

Método de Ensino
Sessões TP com exposição oral apoiadas por datashow e consoante os conteúdos específicos, acompanhadas por: apresentação/discussão de casos, simulações, brainstorming, exercícios.

Software utilizado nas aulas
Não aplicável.

 

Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 05 de agosto de 2020

Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado