Publicação em Diário da República: Despacho nº 3359/2013 - 01/03/2013
3 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 TP + 2,0 OT , Cód. 96441.
Docente(s)
            - João Manuel de Sousa Nunes Costa Rosa (1)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável
Objetivos
          1 Saber ver/interpretar 
2 Dominar expressão e sintaxe 
3 Compor tendo em conta informação a ilustrar
4 Desenvolver soluções simples 
5 Adequar a representação a um modelo, conceito, tipo ou significação 
6 Demonstrar cultura gráfica e visual  
7 Usar termos adequados 
8 Demonstrar sentido crítico
Programa
          (I)
1 Expressão Vs. conteúdo 
1.1.  Substância e forma 
(II)
2 Estrutura (conceito)
2.1. Esqueleto, relação, composição e elementos estruturais, partes 
(III)
3 Configuração (dar forma)
3.1. Figura-fundo, contorno, partes e todo, elementos constituintes 
(IV)
4 Dimensão (grandeza real e relativa)
4.1 Tamanho, proporção, escala 
(V)
5 Dinâmica (atividade, ação)
5.1.  Equilíbrios, estaticismo, tensão, movimento e ritmo 
(VI)
6 Qualidade (atributos)
6.1. Qualidade formal e qualidade expressiva 
6.2. Filtros, oposições, contrastes 
(VII)
7 Demarcação (limite, categoria)
7.1. Espessuras 
7.2. Qualidade da expressão e da representação 
(VIII)
8. Outros elementos da expressão e da composição (propriedades, atributos e escalas)  
8.1. Valores tonais, cor, brilho, iluminação, textura, agudez, material, ponto de vista,  
enquadramento, opacidade, transparência, toque, penetração, sobreposição, etc 
(IX)
9 Cultura gráfica (conhecimento e reconhecimento design gráfico)
9.1. Design e movimentos de vanguarda do século XX 
(X)
10 Tipologias de registo (modos de concretizar)
10.1 Modo representativo e modo presentativo 
10.2. Simplificação por acentuação e por nivelamento 
(XI)
11 Iconicidade (relação de proximidade)
11.1 Relação representação-representado e referente 
(XII)
12 Iconograma e pictograma (simplificação e relação de proximidade)
12.1 Classes e processos de analogia 
(XIII)
13 Esquemática simplificação e relação de proximidade)
13.1 Simplificação por nivelamento 
13.2. Signos visuais ilustrativos e signos visuais pictogramáticos 
(XIV)
14 Conteúdo Vs. expressão (níveis de atuação de significância com base em Hejesmlev e outros)
14.1 Assunto, tema e mensagem Vs. sintaxe visual e elementos morfológicos e da expressão visual 
Metodologia de avaliação
          Avaliação formativa durante as aulas.
Frequência no final do semestre: apresentação dos exercícios propostos, devendo refletir as sugestões que foram feitas pelo docente.
A nota da frequência é o resultado da média aritmética de todos os trabalhos propostos.
Os alunos com positiva em frequência (dez ou mais valores), dispensam de exame.
Exame: realização de uma prova prática, sem prejuízo da apresentação de todos os trabalhos. 
A nota do exame: média aritmética da classificação obtida no exercício prático, com a classificação atribuída aos trabalhos.
Bibliografia
          (1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec:  Les Éditions Riguil Internationales
(1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec:  Les Éditions Riguil Internationales
(1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec:  Les Éditions Riguil Internationales
(1983). Les images démaquillés. Approche scientifique de la communication par l?image. Québec:  Les Éditions Riguil Internationales
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:  Martins Fontes
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:  Martins Fontes
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:  Martins Fontes
(1997). A Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo:  Martins Fontes
(2006). El Languaje Visual. Barcelona:  Paidós
(2006). El Languaje Visual. Barcelona:  Paidós
(2006). El Languaje Visual. Barcelona:  Paidós
(2006). El Languaje Visual. Barcelona:  Paidós
(2008). Fondantions of art and design. Londres:  Laurence King Publishing.
(2008). Fondantions of art and design. Londres:  Laurence King Publishing.
(2008). Fondantions of art and design. Londres:  Laurence King Publishing.
(2008). Fondantions of art and design. Londres:  Laurence King Publishing.
Método de Ensino
          a) Aulas expositivas de descoberta; 
b) Exercícios de aplicação: representação visual e tipográfica; 
c) Aulas de síntese formativa relativamente ao processo: produto; 
d) Aulas de avaliação de cada exercício, para análise de competências
Software utilizado nas aulas
          Adobe Illustrator ou Corel Draw (Desenho Vectorial)
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 09 de junho de 2020
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















