Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 2º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938050.
Docente(s)
            - Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          Relacionar o contexto em que emergiram os sucessivos movimentos artísticos desde a fundação de Portugal até ao século XV, com esses mesmos movimentos artísticos. 
Os alunos deverão ser capazes de os caracterizar e identificar os principais representantes de cada estilo e respectivas obras de arte.
Programa
          I A Baixa Idade Média
1 - O contexto Ibérico nos princípios do século XII. 
   1.1 - A emergência da unidade política no reino.
2 - O enquadramento espacio-cultural das novas formas artísticas
   2.1 - As concepções religiosas, a moral e os costumes. 
   2.2 - O desenvolvimento da arte  Pré-Românica
3 - O Românico: quadro mental e produção artística.
   3.1 - A difusão do Românico em território nacional.
   3.2 - A arquitectura religiosa. O Românico cisterciense. 
   3.3 - Arquitectura militar e arquitectura civil.
   3.4 - A Escultura Românica. Da ornamentação à representação. A escultura devocional. Escultura funerária
   3.5 - Pintura e Iluminura.
4 - A introdução das primeiras formas góticas
   4.1 - O Gótico como «obra nova». O primeiro Gótico português.
   4.2 - A reforma monástica e o século XIV.
 
II- A viragem do século XV. 
   1 - O início dos Descobrimentos e o seu impacto na vida cultural do reino 
   2  -A evolução arquitectónica. O estaleiro da Batalha.
   3 - Escultura e iconografia.
   4 - A tumularia
   5 - A Igreja como Tesouro. As artes móveis.
   6 - A Pintura quatrocentista. 
      6.1 - Álvaro Pires de Évora. 
      6.2 - O episódio de Nuno Gonçalves
7 - O Tardo-Gótico 
7.1.A chegada de novos artistas e as primeiras realizações do período manuelino 
7.2 - A transição do «modo» Gótico para o Manuelino.
   7.2.1 A ideologia imperial e o mito do Emanuel. 
   7.2.2 - A simbólica manuelina e a celebração do Poder: a importância das alegorias e da micro-iconografia.
Metodologia de avaliação
          Avaliação contínua: realização de duas frequências, uma sobre Arte Românica portuguesa e outra sobre Arte Gótica portuguesa, dependendo a aprovação de uma média final de 10 valores. Contudo, 7,5 é a nota mínima exigida numa das frequências, que terá que ser compensada pela nota obtida na outra, para atingir a média final de 10. Quem tiver numa das frequências nota inferior a 7,5, reprovará e será admitido a exame. 
Exame Final: realização de um exame escrito sobre todo o programa. Aprovação com 10 valores.
Bibliografia
          - Ferreira, C. (2000). História da Arte em Portugal - O Românico. (Vol. 1º). Lisboa:  Presença
- Ferreira, C. (2002). História da Arte em Portugal - O Gótico. (Vol. 2º ). Lisboa:  Presença
- Pereira (dir.), P. (1996). História da Arte Portuguesa. (Vol. 2º ). Lisboa:  Circulo de Leitores
- VV, A. (1986). História da Arte em Portugal. (Vol. 2,3,4). Lisboa:  Alfa
Método de Ensino
          Aulas teóricas expositivas partindo da análise de obras de arte
Aulas teórico-práticas:discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas,  análise de obras de arte e leitura comentada de textos relacionado
Apoio tutorial
Software utilizado nas aulas
          
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















