Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
4 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 T + 15,0 TP + 2,0 OT , Cód. 938047.
Docente(s)
- Maria Teresa Ribeiro Pereira Desterro (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
Não aplicável.
Objetivos
Sensibilizar os alunos para o papel da Arte no desenvolvimento civilizacional.
Contribuir para a valorização e preservação dos bens patrimoniais
Proporcionar uma visão abrangente das diversas formas de expressão artística, desde a Antiguidade até ao final da Idade Média.
Capacitar para a identificação de estilos artísticos, temas iconográficos e terminologia artístística
Fomentar o desenvolvimento do gosto estético e espírito crítico e culturalmente interventivo.
Programa
I - Introdução à História da Arte.
1-O nascimento da Arte e o despertar da consciência estética.
2-A periodização artística e a historiografia artística: origens, objectivos e conceitos
3-A abordagem ao objecto artístico. O estatuto da obra de arte e a sua evolução
II - A Arte na Antiguidade Clássica: a arte ao serviço da cultura
1 - A Arte Grega
1.1 - Fontes iconográficas da arte grega.
1.2 - A influência da arte minóica e micénica na arte grega.
1.3- O desenvolvimento e evolução artística no mundo grego desde o Período Arcaico ao Período Helenístico.
2 - A Arte Romana
2.1 - Influências da Arte Etrusca
2.2- O Urbanismo e o desenvolvimento da arquitectura
2.2.1. - O Tratado de Vitrúvio
2.3 - A escultura e a pintura
III - A Arte Paleocristã e Bizantina
IV - A evolução artística na Baixa Idade Média: a arte ao serviço da religião
1- A Arte Românica
1.1 - A natureza simbólica e religiosa da obra de arte
1.2 - Arquitectura religiosa e civil
1.3 - A escultura: o relevo, a escultura de vulto e a tumulária
1.4 - A pintura: o fresco e a iluminura
2 - A Arte Gótica
2.1 - Da ideia pejorativa de "Opus Gothicum" à reabilitação do conceito.
2.2 - Enquadramento histórico e cultural da emergência do Gótico.
2.3- A Arquitectura.O Gótico como sistema: inovações técnicas.
2.4- A Escultura de vulto redondo, relevo e tumulária.
2.5- A pintura: iluminura, fresco, pintura retabular e vitral.
Metodologia de avaliação
Duas frequências escritas para os alunos com 2/3 de presenças, sendo dispensados do exame com média igual ou superior a 10 valores, desde que a nota mínima obtida numa das provas seja 7,5. Restantes alunos realizarão exame escrito, aprovando com 10.
Bibliografia
- GRIMAL, P. (1992). Dicionario de Mitologia Grega e Romana. Lisboa: Difel
- PANOFSKY, E. (1986). Estudos de Iconologia. Temas humanisticos na Arte do Renascimento. Lisboa: Estampa
- PEREIRA, P. (2014). Decifrar a Arte em Portugal. (Vol. 1 a 6). Lisboa: Circulo de Leitores
- REAU, L. (1996). Iconografia del Arte Cristiano. (Vol. 1 a 5). Barcelona: Ediciones del Serbal
(2005). A Historia da Arte. Lisboa: Publico
(2006). Estudos de Historia da Cultura Classica. (Vol. 1 e 2). Lisboa: Fundacao Calouste Gulbenkian
Método de Ensino
Aulas teóricas, partindo sempre da observação e análise das obras de arte.
Aulas teórico-práticas com base na discussão e reflexão sobre os conteúdos abordados nas aulas teóricas, com análise de imagens ou textos.
Apoio tutorial
Visitas de estudo
Software utilizado nas aulas
Não aplicável
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 23 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)