Publicação em Diário da República: Despacho n.º 10852/2016 - 05/09/2016
5 ECTS; 2º Ano, 1º Semestre, 15,0 T + 60,0 PL + 3,0 OT , Cód. 938016.
Docente(s)
            - Fernando dos Santos Antunes (1)(2)
(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona
Pré-requisitos
          Não aplicável.
Objetivos
          -Conhecer os principais estilos e correntes estético-artísticas internacionais e portuguesas da produção retabular e da talha. 
-Identificar os materiais, técnicas e tecnologias da produção dos objetos. 
-Compreender e relacionar as características culturais do objeto: artísticas e estéticas; iconográficas e iconológicas; funcionais e sociológicas. 
-Avaliar o estado de conservação do objeto e diagnosticar, tendo em conta os fatores de deterioração, as intervenções anteriores, o seu contexto ambiental e histórico. 
-Identificar e compreender a alterabilidade e alteração do objeto: envelhecimento natural dos materiais; e a alteração - danos e patologias. 
-Formular, fundamentar e aplicar metodologias de intervenção tendo em conta os princípios éticos do domínio da conservação e restauro. 
-Conhecer e compreender os principais procedimentos - materiais e técnicas - para a conservação e restauro de retábulos e talha.
Programa
          COMPONENTE TEÓRICA:
A. RETABULÍSTICA E TALHA: INTERVENIENTES, MATERIAIS E TÉCNICAS DE PRODUÇÃO  
1. Breve introdução à história da retabulística e da talha em Portugal  
2. Os intervenientes no processo de produção artística  
3. As estruturas retabulares e de objetos em talha  
4. Os revestimentos decorativos metálicos e policromos
  
B. CAUSAS DE ALTERAÇÃO E DETERIORAÇÃO DOS SUPORTES EM MADEIRA  
1. Causas de natureza física  
1.1. Temperatura e Humidade Relativa  
1.2. Ação mecânica  
2. Causas de natureza química  
2.1. Poluentes sólidos líquidos e gasosos  
2.2. Reagentes sólidos e líquidos  
3. Causas de natureza biológica  
3.1. Microrganismos  pestes  
3.2. Macroorganismos  pragas  
3.3. Animais e plantas daninhos  
  
C. TEORIA DA CONSERVAÇÃO E RESTAURO NA RETABULÍSTICA E TALHA  
1. Tipos de intervenção  preventiva, conservativa, restitutiva  
2. Critérios e aspetos deontológicos, éticos e técnicos a ter em conta nas fases de projeto e de intervenção
COMPONENTE PRÁTICA LABORATORIAL:
D. FASE PREPARATÓRIA DOS TRATAMENTOS  
1. Regras básicas de organização e funcionamento no laboratório e no estaleiro  
2. Registo e documentação da obra e processo intervenção  
2.1. Execução de registos fotográficos  
2.2. Execução de esquemas gráficos  
2.3. Execução de desenho-técnico e de mapeamentos  
2.4. Preenchimento de Ficha Técnica e Folha-de-Obra  
3. Identificação dos materiais e técnicas do objeto 
3.1. Identificação à vista desarmada  
3.2. Identificação macroscópica e microscópica  
3.3. Identificação com o recurso a exames e análises  
4. Observação e análise do estado de conservação  
4.1. Identificação das condições ambientais do local de proveniência da obra  
4.2. Identificação das intervenções anteriores  
4.3. Identificação de situações passíveis de recurso a exames e análises  
5. Discussão dos resultados e elaboração de diagnóstico  
6. Formulação de proposta de tratamento  
  
E. TRATAMENTOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO  
1. Tratamento de estruturas e suporte  
1.1. Desmontagem de elementos  
1.2. Imunização / Desinfestação  
1.3. Consolidação  
1.4. Estabilização e proteção dos elementos metálicos  
1.5. Revisão de ligações e encaixes  
1.6. Reconstituição de elementos estruturais  
1.7. Ligação e colagem de elementos  
1.8. Preenchimento de lacunas  
1.9. Reconstituição de elementos em falta  
2. Tratamento de superfície  
2.1. Pré-fixação e Fixação de estratos de superfície  
2.2. Fixação/colagem de elementos decorativos ou de revestimento  
2.3. Sistemas de Limpeza  
2.3.1. Tipos de limpeza  
2.3.2. Testes de solubilização de estratos  
2.3.3. Remoção de repintes  
2.3.4. Manuseamento de produtos e materiais  cuidados e proteção  
2.4. Preenchimento de lacunas  
2.4.1. Nivelamento dos preenchimentos  
2.5. Reintegração cromática e pictórica  
2.6. Aplicação de camada de proteção 
Metodologia de avaliação
          Atos de Avaliação Integrada e Sua Ponderação na Avaliação Contínua e Final:
Teórica (50%)
-Ficha Técnica + Folha de Obra (25%)
-Trabalho Escrito (25%)
Prática Laboratorial (50%)
-Desempenho (35%)
-Assiduidade/participação (15%)
Informação complementar:
-Os alunos ficam obrigados a cumprir todos os itens da avaliação, podendo escolher ser globalmente avaliados em avaliação contínua, ou em avaliação final;
-Os alunos, para serem admitidos à avaliação final, tem de ter avaliação positiva à componente prática laboratorial, com o mínimo de 9,5 valores, em avaliação contínua;
-Os alunos poderão submeter os trabalhos escritos da componente teórica em avaliação final - época de exame;
-Eventuais melhorias serão feitas apenas à componente teórica -  trabalhos escritos - sendo considerada na ponderação final global a avaliação obtida na componente prática laboratorial.
Bibliografia
          - A.V., . (1991). Gilded Wood-Conservation and history. Connecticut:  Sound View Press
- DESCAMPS (DIR.), F. (2002). Metodología para la Conservación de Retablos de Madera Policromada. Seminario Internacional Organizado por el Getty Conservation Institute y el Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico Sevilla.. Sevilha:  Junta de Andalucía. Consejería de Cultura / The J. Paul Getty Trust.
- Liotta, G. (1991). Gli Inseti e i dani del legno - Problemi di restauro. Firenzi:  Nardini Editore
- WERNER, A.  e BROMMELLE, N. (1965). Deterioration and Treatment of Wood. Joint Meeting of the ICOM Committee for Scientific Museum Laboratories and the ICOM Sub-Committee for the Care of Paintings. Washington and New York:  ICOM
Método de Ensino
          Aulas Teóricas, de carácter expositivo. Aulas Práticas laboratoriais, sessões de aplicação prática onde se desenvolvem intervenções em retábulos e talha, sob orientação do docente. Orientação tutorial, apoio pedagógico, técnico e científico ao aluno.
Software utilizado nas aulas
          Não aplicável.
Aprovado em Conselho Técnico Cientifico: 25 de julho de 2021
Download da Ficha da Unidade Curricular (FUC)

















