IPT Logotipo do IPT

Ano Letivo: 2020/21

Cinema Documental

Montagem I

<< voltar ao Plano Curricular

Publicação em Diário da República: Despacho nº 6320/2018 - 28/06/2018

6 ECTS; 1º Ano, 1º Semestre, 30,0 PL + 30,0 TP + 3,0 OT , Cód. 81776.

Docente(s)
- João Pedro Freire Fonseca da Luz (1)(2)

(1) Docente Responsável
(2) Docente que lecciona

Pré-requisitos
Competências informáticas básicas na óptica do utilizador.

Objetivos
A. Contextualizar a montagem nos planos histórico e teórico
B. Entender a montagem como elemento ontológico do cinema
C. Enquadrar a montagem no processo de produção cinematográfica
D. Identificar e aplicar princípios e convenções de construção fílmica

Programa
1. A origem do cinema e evolução da montagem
1.1. Tomada de vista
1.2. Corte
1.3. Edição
2. Abordagens teóricas sobre montagem cinematográfica
2.1. Vanguarda soviética
2.2. Rudolph Arnheim
2.3. Gilles Delleuze
3. A montagem como função específica no processo de produção
3.1. Planificação
3.2. Pós-produção
3.3. Realizador/a e Montador/a
4. Princípios e convenções de construção fílmica
4.1. Plano, cena e sequência
4.2. Espaço, tempo, ritmo e tom
4.3. Causalidade, continuidade, contiguidade e transição
5. Montagem, narrativa e experimentação
5.1. Sinergia formal entre imagem e som
5.2. Significado e sentido narrativo
5.3. Rutura e perceção

Metodologia de avaliação
. Avaliação contínua / exame / recurso

. Exercício #1 “Tomada de vista” - 20%
. Exercício #2 “Montagem na câmara” - 20%
. Exercício #3 “Métodos de montagem” - 20%
. Exercício #4 “Montagem de correspondências” - 20%
. Exercício #5 “Montagem e narrativa” - 20%

Bibliografia
- Amiel, V. (2007). Estética da Montagem. (Vol. 1). Lisboa: Edições Texto & Grafia
- Dancyger, K. (2002). The Technique of Film and Video Editing: history, theory and practice. EUA: Focal Press
- Murch, W. (1995). In the Blink of an Eye: A Perspective on Film Editing. California: Silman-James Press
- Schiavone, R. (2003). Montar um Filme. (Vol. 1). Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca

Método de Ensino
1. Exposição oral de conteúdos
2. Produção e análise crítica de exercícios práticos a partir de enunciados
3. Visionamento e análise crítica de obras cinematográficas

Software utilizado nas aulas
DaVinci Resolve ou similar
Microsoft Teams

 

 

 


<< voltar ao Plano Curricular
NP4552
Financiamento
KreativEu
erasmus
catedra
b-on
portugal2020
centro2020
compete2020
crusoe
fct
feder
fse
poch
portugal2030
poseur
prr
santander
republica
UE next generation
Centro 2030
Lisboa 2020
Compete 2030
co-financiado